domingo, 29 de janeiro de 2012

PROFESSOR GUILHERME

Poucos homens públicos conseguem o que o Professor conseguiu, nas suas exéquias: a unanimidade, até de adversários, com relação a lisura do seu carater, da sua honra. Chama a atenção que todos os entrevistados são unânimes em reafirmar a HONESTIDADE do homem público, a firmesa de carater no trato da coisa pública. Seria uma clara alusão a outros que ocuparam ou ocupam o Paço Municipal? Ou até para alguem que nem sequer ocupou o cargo mas já está devidamente enrolado? Alguns até poderão falar: "ha, mas os parentes .... ". Senhores, um Homem só responde por ele mesmo. Quando o assunto é família é sempre complicado falar, pois até para a mãe do Bin Laden ele devia ser um anjo, um injustiçado na sua luta por "liberdade" mundo afora. Muitos poderão dizer: "honesto, honesto, que importa para quem está morto? Devia ter enchido os bolsos, tambem". Mas Faka responde para esses "atualizados" de hoje: QUANDO VOCE MORRER, NÃO VAI LEVAR NADA CONTIGO". Tudo o que voce roubou, desviou, se apropriou, nada disso vai no caixão. A única coisa que sobra é a sua História, a sua Honra, o seu Cararter. E mesmo aqueles que dizem roubar para deixar os filhos bem, devem saber que uma geração constrói, outra destrói. "O que vem fácil, vai fácil". É isso ai, Professor, sua missão aqui nessa terra, por ora, terminou. Descanse em Paz, Guilherme.      

36 comentários:

  1. Chama atenção o tamanho da manchete da capa (pequeno) e o pequeno espaço destinado pelo jornal lokal aos funerais do ex-prefeito. Para alguem que muito ajudou esse jornal, está fraco. Rei morto é rei posto? É isso?

    ResponderExcluir
  2. Chamou-me a atenção no velório do Bassedas duas cooisas: a falsidade de muitos que lá se encontravam e a sujeira do Salão Nobre da Prefeitura, além do desleixo com o reboco e pintura a quantidade de pó nas paredes, janelas e portas, mostra que além da "sujeira" tão falada na cidade, também tem a sujeira "física".Nunca antes na história dessa cidade houve administração como esta !!!

    ResponderExcluir
  3. O "velho" tinha razão quando disse que o W40 ia destruir a cidade. Faka não vai em velórios. Velório diz respeito à familia e aos amigos, verdadeiros. É o lokal de maior demagogia politica que existe. Provavelmente só irei a um único velório na vida, o meu mesmo.

    ResponderExcluir
  4. talvez na próxima geração poderá vir outro homem público parecido com o professor Guilherme, não que eu morresse de amores por ele, pois conheci ele muito pouco. uma vez, quando precisei de uma ajuda, pois minha esposa precisava muito fazer uma ecografia computadorizada pois estava prestes a perder o nosso filho, e eu não tinha dinheiro e estava sem trabalho também para pagar, recorri a vários e inclusive ao gabinete do prefeito que na época era o prof. Guilherme, pois um certo vereador tinha me dito que o gabinete do prefeito tinha verba para as pequenas despesas
    quando me dirigia para o gabinete dele ele ia saindo, ai me convidou para entrar expliquei a situação a Ele, Ele me perguntou de que familia a minha esposa era, respondi a ele; então ele perguntou aos assessores e a outro filho dele que se encontrava na ocasião se conhecia a familia , da minha esposa, e ninguém conhecia, Então Ele me disse que não podia me ajudar, pois não tinha dinheiro em caixa.
    Agradeci por ter me ouvido e ter me recebido, sai dai pior de quando cheguei, mas o nosso Deus é maior, consegui com pessoas estranhas para fazer o exame. Mas eu o perdoei, pois eu tinha uma magoa muito grande dele. Obrigado pelo espaço.

    ResponderExcluir
  5. A "casa" é de voces. Fiquem a vontade. Só não tocamos em assuntos pessoais. De resto, ....

    ResponderExcluir
  6. Comentários nas redes sociais sobre a morte do ex prefeito estão muito engraçados, jovens dizendo conhecerem o defunto e muitos desse jovens com o passado nebuloso de graves falhas de carater e promiscuidade, ainda persistindo no presente na verdade querem aproveitar a oportunidade para fazerem-se conhecidos. Mas indo ao cerne da questão muitos dizem que o velho era honesto, bla bla bla que morreu pobre e bla bla bla, inclusive defendendo sua honestidade, Em um mundo em tons de cinza como o nosso ele até pode ser considerado por muitos como simbolo de honestidade. Mas tem um mas, meu mundo é preto ou branco, aqui nao tem lugar para coloridos e tons de cinza. O Nepotismo sempre foi seu ponto forte, uma pessoa sem escrupulos, que praticava esta honestidade hipocrita, por medo da reprovação dos outros sempre com vistas usar o publico como privado, admirar o homem honesto, é rebaixar-se; adora-lo, é envilecer-se.

    ResponderExcluir
  7. Faka essa não posso deixar de comentar.
    Adivinha quem roubou a cena na saída do velório do ex prefeito.
    Ele, Elezinho, o Ladrinha , anãozinho do Jornal.
    Quando o Caixão descia as escadas, levado pelos FAMILIARES,
    um grupo de pessoas ( familia, amigos,falsos amigos) seguia o cortejo. Quando o Baixotinho ridículo, viu o fotografo do jornal dele, Correu. Isso, Correu e se agarrou no varão,na guarda do caixão só para sair na foto, como se estivesse carregando o ilustre defunto. Vamos ver a foto e analisar. O Caixão só tem 6 pega- mãos e o puxa-saco se agarrou no cano. Ridículo !! como dizem uns blogueiros.
    Não perde uma, não perdoa nem o defunto que ele traiu em vida.

    ResponderExcluir
  8. sabe o que me indigna???? tem idiota que ainda compra ou assina esse jornal!!! tem empresários... donos de padarias...comercio... que ainda investem dinheiro em programas de radio que são bocas alugadas.... quero ver o Barbacellos falar mal explicidamente do W40.... maior baba ovo.... não adianta ficar brabinho... jornal da manhã!!!!

    ResponderExcluir
  9. gostaria antes de mais nada desejar meus pesames aos familiares e que santana perdeu sim um homem publico honesto que amava santana falar em nepotismo é dificil sim pois se esse é o unico erro apontado ao professor guilherme tem ele o meu apoio pois nada fez ele o que muitos ai ja fizeram e fazem ainda colocar parentes conhecidos para trabalhar na coisa publica o que temos que pensar faka que agora milhares de eleitores fiés ao professor guilherme estao orfaos pois meu voto e da minha familia sempre foram dele .

    ResponderExcluir
  10. faka essa nem teus s2 sabem bom primeiro vou comentar o discurso do padre na hora da estremunçao falando bem do professor homem honesto que nada para si adquiriu com a vida publica morreu pobre ao contario de outros "palavras do padre" que compram fazendas gado apartamentos com cobertura apartamentos na praia da onde sai tanto dinheiro faka dizem por ai que esta campanha vai ser rica que a atual adm tem um milhao para gastar e nao perder a teta vi no velorio gente boa e falsos tbm alguns ate que ja falaram mal do coitado do velho mas a fofoca maior foi que um dos que trabalharam com ele foi proibido em vida de ir ao velorio homem em quem ele confiou e traiu o ex prefeito esssa tu nao sabia faka nao vou divulgar o nome pois todos ja sabem vou dar uma pista D .

    ResponderExcluir
  11. Verdade meu querido Faka de todos prefeitos e ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores que me lembro, o prof Guilherme era um dos poucos honestos e integro,até mesmo sua denominação professor demonstra humildade, pois ele poderia usar sua patente do exercito.
    realmente uma perda para todos os santanenses desse exemplo de pólítico.

    Um abraço, prof ligado

    ResponderExcluir
  12. Tche Faka o 03.43 não mentiu. Vi na foto a careca do Ladrinha alí do lado do caixão,agarrado no cano. Esse é outro traidor do velho caudilho que não só ajudou ele, deu pra ele todo o dinheiro para comprar o jornal e a radio do Elson Macedo em troca de fidelidade eterna. Depois, na hora da eleição o ladrinha virou a casaca e apoiou o W40. Isso magoou muito o doador. O Ladrinha era só mais um traidor agarrado no cano do caixão ou seguindo o cortejo como diz o blogueiro.
    Por falar nisso o que o foguinho fazia alí na comissão de frente, puxando a primeira alça.
    Onde estavam os filhos do velho que permitiram essa entrada de oportunistas. Ou serão os acertos derradeiros para o próximo pleito? Vamos ficar de olho,essa agarradinha de alça pode valer um emprego para um filho desempregado. Em política vale tudo. Até fazer escapulários com os ossinhos do político,para ganhar votos.
    Vai com Deus e em PAZ ,Bassedas,o último dos Bons caudilhos.
    Uma coisa é certa. NÃO deixaste sucessor. O teu PP foi enterrado junto contigo, infelizmente.

    ResponderExcluir
  13. Verdade, o PP foi enterrado junto com ele. Aliás, ele também, tem culpa do enterro do PP, mas, uma culpa limpa,
    originária de disputas internas. Mas o certo é que se foi
    o ultimo caudilho de Sant'Ana. Homen de fino trato, corajoso, simples, pobre mas rico em liderança

    ResponderExcluir
  14. Mas e o ladra velho? Não botou uma fotinho do Sergio Oliveira no jornal. Por que será?

    ResponderExcluir
  15. Tudo Farinha do mesmo Saco!
    O Bassedas, Zeno Cursino, Décio, Paulo Costa, Gornatti, Cunha (Zebu), Antoninho Guerra, Celi e a Dra que vendia as jóias, terrenos e casas que a Santa Casa recebeu de doações, Compradas pelos “Dr Leandro (amante), Decio Guampa Prestes e Angelo Santana”, fizeram e fazem parte do retrocesso Político local.
    Roubaram sim não é porque morreu que deixou de ser ladrão, além de roubar era mafioso e maldoso com seus adversários, fazia as coisas escondidas tanto que ultimamente estavam todos da panelinha brigados não tinham o poder, e foi condenado mais de uma vez pelas suas falcatruas.
    Estou estranhando o Faka, você não conhecia essa figura que estas pintando de bonzinho ele e sua corja roubavam a anos da Prefeitura é que esta vaca tem o ubre cheio que não seca.
    Que falsidade de muitos dizerem que o falso bom velhinho era um Santo, só que seja do pau oco..........

    ResponderExcluir
  16. Dizem que quem governou a prefeitura na época da ditadura não foi o professor guilherme, mas a fazendeira celica canabarro.

    ResponderExcluir
  17. ôoooo 10:45
    Se ele apoia o Sergio Oliveira com espaços nesse jornal mixuruca ele estará contra o Capitão Pagador,seu Sócio de safadezas por 08 anos,o W40. O mesmo que paga muito por uma coisa que não presta,esse jornal do ladreco.. Ninguém acredita nesses contos da carochinha.
    Tá brincando . ôôôôô cabeção.

    ResponderExcluir
  18. Interessante os comentários, de catarrento e mijado virou herói. Nada pessoal contra o Professor, mas dai a alardear honestidade, é , no mínimo exagero. ou já esqueceram o episódio do desaparecimento da grana da tesouraria, ou dos cheques que eram esquentados, é só mexer que o lixo aparece. Não esqueçam, omissão em excesso é conivência.

    ResponderExcluir
  19. O pessoal do Jornal Oficial deve estar de olhos arregalados, andou pela cidade um investidor que tem vontade de abrir um jornal diário aqui, sabe que "conversando" bem o retorno é garantido.Veremos!!

    ResponderExcluir
  20. Concordo plenamente com o anônimo das 02:15, com certeza uma pessoa bem informada e lúcida.

    ResponderExcluir
  21. O declíneo de todo o velho político
    O grande guerreiro era artimanhoso,tal qual o Lula, nada via.Deixava passar os deslizes. Os seus amigos não tinham defeitos e pecava por gostar de empurrar os dito cujos, mal afamados,goela abaixo dos demais.Perdia amigos por defender trapaçeiros, veja o caso da Santa casa. Sempre defendeu a provedora ladravaz que lhe servia de advogada nos inúmeros Processos- Causas Perdidas-. Dizem que alí era um apoio interesseiro .Este é apenas um dos casos.
    Para os amigos tudo, para os inimigos nada. Era rancoroso e vingativo,só os mais íntimos sabiam. Disfarçava muito bem,era um grande ator na política.
    Confabulava 24 horas por dia. Quando queria ,sabia ser atencioso, fino, educado, cavalheiro.Era de boa família o raposão político, tinha bom discurso e tudo mais para morrer como um herói.
    Homem de visão.Planejou para si um velório de 30 horas , para dar tempo aos políticos de chegarem de Brasilia e Capital do estado para renderem- lhe as últimas homenagens que se acreditava merecedor. Bem que merecia, mas não contou com o dinamismo da política e com o natural ostracismo a que são relegados os velhos e doentes. Não levou em conta que foi jogado em diversas contendas pelas mãos de seus filhos despreparados, impostores que não portavam sequer um átimo do carisma jogo decintura do Pai. Os filhos do Bassedas, nunca foram nem serão políticos muito menos herdaram a perspicácia do genitor. Acabaram ,literalmente, com a carreira do velho tigre,penso que por uma vingança inconsciente pelo que o Pai lhes aprontou na adolencência e juventude,trocando a família por um amor de uma jovem.
    De outra maneira não se pode justificar tanto atropelo e desmando proporcionados por eles,nos últimos mandatos do Bassedas.Quantas inimizades eles carrearam para o velho pai,por suas truculências e ingerências inoportunas.
    Como disse alguém: Com a morte do Bassedas acabou a "vida/força" política dos filhos e a direção da Velha Guarda desgastada e arcaica do PP.
    Novos tempos assomam no horizonte para os progressistas que poderá retirar esse partido político da ribanceira .
    Reforço,com a extinção dos Cunhas e do Bassedas encerrou- se uma era.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se lamento ter de responder, porque resposta não merece que fez essa postagem.Penso, neste momento, ao fazer a leitura a uma matéria tão desumana, com o significado intenso da palavra, cruel,se seria válido. Tanto quanto sei que o livre arbítrio a todos é conferido mas, usá-lo de forma impensada pode vir a ser danoso, o que me causa neste momento um dano agravo, sim, uma afronta, como filha que sou, por isso é impossível não transmitir a pessoa que escreveu, que sua insanidade de haver falado mais alto o que é sem fundamento, trás revolta. Ou seria outro sentimento obscuro que o levou a esse extremo?
      Poderá não vir a concordar como me expressei, mas de fato, fica impraticável ler algo que alguém, sem conhecimento do HOMEM em questão, ache-se no direito de difamar, não só o GUILHERME, mas qualquer ser humano não merece esse tipo de tratamento.
      Infelizmente não será possível continuar esta resposta porque, quiçá, venha ofender a quem não mereça ou seja, trata-se de alguém sem identificação do pensamento e do ser.
      Minha mensagem é: tudo se pode mas, nem tudo se deve, sobretudo quando somente pensamos ter conhecimento de causa,mas desconhecemos o verdadeiro, o melhor seria calar o que não lhe é permitido opinar considerando que foram ditas palavras muitas descabidas, notado-se que lhe faltou propriedade no que levou em conta.
      Maria Cristina Rêgo Costa

      Excluir
  22. Vem Jornal novo e vem Rádio com direção política ,é só aguardar.

    ResponderExcluir
  23. Faka,
    Ser honesto não é virtude; é obrigação. Figura ilustre sim,mas nepotista ! Amigo fiel, só de seus anéis. Morrer pobre aos 86 anos é incapacidade. O que mesmo ele fez ao longo da sua vida pública ? Cite quem souber .

    ResponderExcluir
  24. Sr. FAKA.



    Em meu Nome e dos familiares do prof. Bassedas, Agradeço primeiro a DEUS por ter nos dado a honra de ser seu filho, a população de nossa cidade pelo apoio, a amigos que sempre estiveram com a gente, aos funcionários públicos de nossa Prefeitura , até os adversários políticos que sempre reconheceram a grandeza de caráter de meu pai, ao FAKA (RB) pelas palavras, aos críticos que falam a verdade e aos maldosos que nem o nome tem coragem de divulgar, digo-lhe, que tristeza são as pessoas que sem o conhecer falam maldades e inverdades, a elas digo que em seu caráter, honestidade, responsabilidade e os atos do prof. Bassedas serão incontestáveis. Sim criticas virão, pois não somos perfeitos, como filho aprendi que muitos falarão as verdades e poucos as mentiras, pois pouco fazem, e que o reconhecimento que nosso povo do mais letrado ao mais humilde em suas demonstrações de carinho a ele, nos basta.

    Que o Grande Pai Celestial o receba em sua imensa sabedoria.

    Paulo Guilherme Costa.

    ResponderExcluir
  25. Paulo Guilherme,
    Querer agradar a todos é um erro, que só os tolos cometem. Portanto, deixemos o Professor descansar em paz e vamos em frente. TFA

    ResponderExcluir
  26. Outro depoimento real e lúcido, o do anônimo das 08:58, percebe-se que algumas pessoas não costumam endeusar os mortos e percebem a realidade com clareza.

    ResponderExcluir
  27. Senhor Paulo não se apoquentes.
    O seu pai, como hábil político, sempre soube que todo o Homem de vida pública perde a vida privada. Tudo o que o homem de vida publica faz, pensa fazer, diz, negocia, conversa, discursa, age, retroage, se manifesta, viaja, fica, decide, adquire, aceita, rejeita, convive, rechaça, opina, se omite, veste, come, mora, bebe, recebe, ganha, gasta, presenteia, favorece, desfavorece ,deixa os outros fazerem, deixa de fazer ,gera notícias e , principalmente, críticas.
    Quem entra na carreira política está sujeito à tudo isso.
    É natural. Todo o político tem críticos ferrenhos e seguidores fiéis. Porque com ele seria diferente? Não se pode calar a boca do povo. O que está escrito aqui, neste Blog anônimo, sempre foi dito e comentado à boca grande e boca pequena pelos corredores e vielas desta cidade.
    Nenhum político é santo até mesmo porque os seus assessores, muitas vêzes, são uns capetas que os levam para a boca do inferno.
    Fique em paz , estes comentários,acredito que não sejam direcionado para o seio família e sim para as rodas políticas que estão em ebulição , reforma , visando novas formações.
    Guilherme Bassedas, pelo pouco que sei, sempre foi destemido, enfrentava as críticas com valentia, sem se deixar abater,publicamente. Era do tipo : Faz, estou mandando ou, simplesmente,deixava fazer.

    ResponderExcluir
  28. O que esse paulo quer?
    Até o Padi cícero levava crítica.
    E pelo que sei.... deixa prá lá,todo o mundo sabe.

    ResponderExcluir
  29. Que piada, tudo isso. faz-me rir.
    Político honesto? Cade você?
    Política séria? Utopia.
    Não sou doido,não. Só não acredito em papai noel.

    ResponderExcluir
  30. Senhores,
    Posição Oficial do Faka: enquanto vivo, autoridades públicas nos devem, não nós a eles, respeito. Poucos nos respeitam. Por isso os criticamos. Mas uma vez feita a passagem, é preciso um outro olhar, mais magnânimo, mais abrangente, mais humano. Respeito à familia e aos que ficam. Outra coisa: Faka já avisou: NÃO vai a velórios. Provavelmente o Faka só irá a um único velório na sua vida: o dele mesmo. Hahaha.

    ResponderExcluir
  31. Pelo que a 03.59 escreveu,
    sem nexo e sem noção
    o blogueiro 08.58
    Tinha toda a razão.

    ResponderExcluir
  32. Senhor Faka li com muita atenção todas as manifestações dos blogueiros. Salvo alguns arroubos,penso que nenhuma opinião lúcida denegriu a imagem desse Grande político , mediador e negociador,Bassedas.Era um líder incoste e respeitado. Muito mais amado que odiado.Não era perfeito. Quem o for,que se apresente. Também,não fez muitas obras por Santana,talvez por falta de um bom staf.
    Acredito que as críticas mais contundentes foram direcionadas para os seus eternos "assessores" muitos incapazes e para seus filhos que, como todos sabem,lhes cercavam, decidiam, opinavam, mandavam e nunca foram hábeis na política porque não herdaram a aptidão do mestre. É lógico, eles deram a resposta se defendendo porque sentiram que foram os únicos atingidos,diretamente.
    Se tivessem calado,não respondido,teriam mais ganho.
    Agora,eu faço uma crítica.Sou observador,homem das campanhas.
    Será que aquela homenagem/agradecimento ao dono do jornal ( homem reconhecidamente falso para a política e negócios), postada pelos filhos, não seria em troca dos convites da missa e das manchetes anteriores que ,aqui no faka reclamaram da insignificãncia do espaço e ele redobrou esse espaço no outro dia? Ou seria prevendo uma abertura de espaços para uso futuro, fazendo uma "média",como se dizia antigamente?
    Pergunto, concordaria o Bassedas,em vida, com aquelas oblações ao empresário da imprensa que, como dizem, o traiu ,vergonhosamente.
    Isso é só para refletir,não é uma afirmação.
    Tem mais ,outro Bassedas não nascerá. Esse seu PP nunca mais será o mesmo.
    Que o Grande Mestre o tenha Bassedas.Jamais serás esquecido. Lá no alto continues intercedendo pela nossa cidade, ela está à perigo. Foste o último político respeitável e como já disseram ,não deixaste herdeiros ou seguidores.

    ResponderExcluir
  33. É pelo que se sabe o Bassedas deixou os pupilos incapazes nas mãos de uma babá / preceptora,a velhota botoxuda ,que dava golpe nas finanças da puta casa.
    Parece que não falam nem dão um passo sem consultar a india pataxó. ahahahahaha quem sabe ela não será a Julia,a loira de farmácia do Xirica.
    Que de tão feia ele nem quis apresentar,preferiu levar os 21 anos.

    ResponderExcluir
  34. É memo ,avisem o promotor que chamava tanto pela Julia.
    Ela foi encontrada dentro de um barril de botox.

    ResponderExcluir