quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A ILHÉUS DO SUL

Quem não lembra de "Gabriela, Cravo e Canela" de Jorge Amado, ambientada na Ilhéus de 1910? Alguma diferença com a Livramento de 2012? Cem anos depois Faka não vê nenhuma. O único detalhe é que sairam de cena os Colt e os Smith&Wesson e entraram as máquinas fotográficas digitais, que capturam as imagens. Agora, a coronelada do Intendente Ramiro, em vez de jagunços e armas, usa só a lábia, junto com as fotos, para pressionar os idiotas, quer dizer, os eleitores. Mas a relação do "puder" é a mesma. O Intendente coronel fica lá na Intendência e os coronéis ficam lá na Câmara. Na Ilhéus de 1910 pelo menos havia o charme do cabaré da Maria Machadão. Mas naquele tempo os homens ainda gostavam de mulher. Hoje, não se sabe mais com quem se está falando, que "apito" toca o individuo. Mas a Ilhéus de 1910 é a mesma de 2012. Falta Água, falta Luz, falta Saúde, falta Trabalho, sobre Buracos, sobra Prostituição, sobra Drogas, sobra Violência. Por outro lado, só as belezas de Nivea Maria (Jeruza Bastos) e Elizabete Savala, como Malvina, valem o replay. Quase puras, divinais. Quase. Enquanto isso, nas terras do "Coroné" Intendente... vão lá ver se nas terras do Intendente falta água. Dúvido. E isso que esse coronel estava camuflado de socialista. Imaginem se ele se apresentasse de coronel mesmo. Melhor nem pensar.         

11 comentários:

  1. Nunca antes na estória dessa cidade se viu isso: RACIONAMENTO. É muita incompetência. E incompetência eleita por idiotas. Tem mais que se fuder mesmo.

    ResponderExcluir
  2. O pobrema é que os pobres tão tomando banho de piscina e gasta muita água. O batista em vez di faze uma lá na hidráulica, fez um campo de futebol. Corre atras de uma bola com um calorão desses precisa beber muita água. Mas aí tem coisa, o pessoal não tá bebendo água, tá bebendo cerveja, por isso não sabem mais consertar os buraco. Uma oitra cosa: tem um coronel que sabe tudo de interior, conhece as ruas, as pontes caidas e o diabo. Ele sabe onde botaram luz pra todos e onde não botaro, sabe mais que o Calvete. Esse coronel sabe dos empregos do SINE, tem sempre uma boquinha reservada no bolso e assim vai formando um curralzinho. Não sei se já junto gente pra elege-lo prefeito e construi a ponte na libania. e de coronel em coronel nois vai tomanu.

    ResponderExcluir
  3. Esse palhaço que escreveu ás 08:00 tem algum probleminha pessoal com o coronel, estou desconfiado que a mulher dele está dando mole pro coronel ou é algum outro trauma antigo, vai saber...
    O pessoal da vila está com o cú cagado e fedendo á aza, a panela do feijão secou, não tem água, não tem feijão. Os carros estão quebrando tem crátera em toda parte, pessoas estão dormindo na rua, sabem por que? a escuridão tomou conta, e não conseguem achar o caminho de casa, ninguém enxerga mais nada a noite. TUDO ISSO É PROBLEMA DO PREFEITO, SE TU PALHAÇO DAS 08:00 NÃO SABE EU VOU TE DIZER QUEM É O PREFEITO DE PALOMAS, É O W40 E SUA TURMA DE LADRÕES, NELMO, ROBINHO, LADRAGON, BÊNIACARRETERO, MARTÍRIO E AINDA TEM OS GASOLINA QUE TU NÃO DEVE SABER QUEM É NÉ PALHAÇO.
    e ai eu te pergunto palhaço das 08:00, o que o coronel tem a ver com esses rolos todos?

    ResponderExcluir
  4. Calvete o Cebola cansou de te mata a fome, e tu quis rasteria o cara maconherinho chinelo tu tem é que fazer esquema com o Carlos Martin Seferrô Fernandes o filho da professora Emilinha que dizia que a Yeda não pagava o Piso do Magistério porque não queria. TarSUJERA e Cia. Que LIXAMA.

    ResponderExcluir
  5. Bem anônimo das 08:00 o pior que ele queria fazer um piscinão lá no DAE para os funcionários, mais essa obra ele não conseguiu fazer.

    ResponderExcluir
  6. Se num campinho de bosta ele gastou 180.000 reais, quanto "gastaria" numa piscina olimpica? Roubava mais ou tanto quanto o Arthur Nuzmann do Comite Olimpico Brasileiro. Ainda bem que não fez.

    ResponderExcluir
  7. O que mais me indigna é os puxas sacos de plantão. Domingo no caixeral tinha uns idiotas que dão conversa para o nosso vereador afro. Esse cara precisa ser corrido de Livramento. Eu conheci quando ainda era professor ( não sabe nada) nem carro tinha. Hoje desfila bem de carro.
    É faka, e o pior não sabemos que apito toca os individuos.

    ResponderExcluir
  8. Mas que gentalha invadiu o clube caixeral de uns anos para cá. é a inclusão social, graças aos projetos do governo de distribuição de renda, tem muitos sócios do clube que pagam o clube graças ao bolsa família. Aceitam qualquer um em seu quadro de sócios. O presidente atual uma pessoa acostumada a lidar com animais,em um passado recente trabalhava limpando bosta de elefante no circo até dar o famoso braguetaco, e foi bem a tempo ja que sem sem animais nos circos atualmente estaria desempregado. É outro oportunista que nao demora muito esta se candidatando a vereador, pois gosta de se promover com fotinho no jornal fazendo benemerência com o dinheiro dos outros atitude típica dos políticos, como a ajuda ao pipoqueiro que foi bastante noticiado no jornaleco.

    ResponderExcluir
  9. A cada dia, mais absurdos vão acontecendo. Algumas pessoas desta cidade, não tem a miníma condição em administrar, pois são limitados em novas idéias. Acho muito difícil esta cidade voltar a crescer, são sempre os mesmos e povo também não ajuda. Eu nunca tinha visto uma safra tão ruim de políticos, falta vontade de fazer mudanças e também ninguém tem resposabilidades. Cada um só pensa em alcançar os seus objetivos. A saída é as eleições, mas com o povo sem condições culturais esperar o quê do FUTURO ! Sómente lamentar todos os dias sem fazer nada.

    ResponderExcluir
  10. ESTÁ NESCENDO UM NOVO LIDER, PARA MELHORAR NOSSA FRONTEIRA,
    ESTÁ NASCENDO UM NOVO LIDER, QUE VAI TERMINAR COM A ROUBALHEIRA!
    O futuro depende de nós santanenses, eleitores fiquem atentos para não cair na lábia dos mesmos que a + de 20 anos vem nos 'maneando' MUDANÇA TOTAL LIVRAMENTO SÓ ASSIM OS NOSSOS FILHOS PODERÃO FICAR E TENTAR UM FUTURO NA NOSSA SANTA SANT'ANA DO LIVRAMENTO.
    GERAÇÃO CORRUPTO NÃO.

    ResponderExcluir
  11. Sou sócio do caixeiral há bastante tempo, e acho que as piores figuras que tem lá são os pelados metidos a besta, e esse anônimo das 06:13 deve ser um deles. Enquanto que a "gentalha" citada por ele paga a mensalidade em dia, talvez até com o dinheiro bolsa família, eles, passam o ano inteiro sem pagar e ai no final do ano vão chorar desconto para a diretoria, depois passam o verão inteiro se achando, mas são só balaca. São os pobres que pagam as mensalidades em dia, que mantem esse clube. E essa diretoria é só falcatrua aceita isso, faz campanha para novos sócios sem divulgar, só para associar o pessoal deles pessoal deles. Ah e tem os não sócios que desfilam no clube como se fossem. Gente bacana é claro. Tens razão mesmo, tem um monte de gente desqualificada no caixeiral!

    ResponderExcluir