sábado, 30 de julho de 2011

A FACE GAÚCHA DA MISÉRIA

São 01:48 da madrugada de domingo e estamos aqui, acessando o site da Zero Hora.com. Aproveitando a visita da excelência governadora do estado, o jornal ZERO HORA desse domingo tras uma reportagem especial sobre a miséria na Campanha Gaúcha, com especial atenção, inclusive em fotos, sobre a "Cidade Diferente". Sant'Ana do Livramento tem 1.408 pessoas sem renda alguma, 3.293 pessoas que vivem com renda mensal de 1 a 70 reais, o que significa 4.701 pessoas extremamente pobres. Os mais aquinhoados dessa miséria toda são aqueles que recebem os 130,00 reais da Bolsa Familia, umas 6.000 famílias, mais ou menos, pelo dados oficiais do municipio. Esse montante de pessoas chegam a uns 15% do total de habitantes. Isso é o que se tem quando se tem um municipio administrado por um W e seus 40, que jogam para Ladras, Ecilas e outros  poucos privilegiados. Vamos aguardar para ver se o pessoal do fim do mundo se manifesta a respeito, pois só falam na riqueza de Livramento com a eólica, com o asfalto, com as obras e mais obras que o governo da Reconstrução está fazendo. Só que nesse ritmo, essa Administração precisará  de uns 50 anos para concertar a casa toda. Tambem queremos ver o que vão dizer suas excelências, em especial duas, o Rei das Diárias (20 anos reabrindo o Armour) e o dono da Distribuidora BF Combustíveis Ltda. Agora a palavra é de voces, insolências. Tenho dito.    

GABINETE DO BIRUTA

Um dos internautas do Faka escreveu ai que o Melado seria o Secretário de Inducação do governo do ex-futuro prefeito, por sua semelhança com o Tiririca. E isso motivou o Faka a fazer um exercício de imaginação de quem seria quem num eventual futuro governo do sempre candidato. Na Fazenda e Administração, ele, Tche Mano Kmacho, lógico. Da Inducação já falamos. Na Cultura, ele, o sempre amigo, Galo, que voltaria para o partido, caso o atual não coligue. Essa "ligação" politica é antiga, desde 2004, Faka conhece quase que a fundo essa ligação. Nas Obras, .................................................., na Habitação continuaria com Foguinho, lógico, o ex-vice. No Social seria ela, com certeza, Xuxa. E por ai vai. Faka vai deixar com voces para ver quem seria quem nesse futuro governo. Por favor, não exagerem. Ou não libero o comentário. Ok? Boa imaginação a todos.      

APRENDAM, IDIOTINHAS

Ontem, durante a visita oficial do governador do Estado do Rio Grande do Sul (interiorização de gabinete parece coisa pra indios, pois nenhuma decisão importantante será tomada mesmo) podemos assistir ao espetáculo da babação de ovos, patrocinado pelos mesmos de sempre, os beneficiários desse jogo todo, onde nós, a população, só entramos para dar respaldo legal aos larápios de plantão (hoje são esses, amanha poderão ser outros) através dos nossos mal dados votos em urnas eletrônicas, facilmente manipuláveis. Mas o detalhe da "lição" ficou por conta do Secretário de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, Ciro Simoni, do PDT, da base aliada do governo, que anunciou a "liberação" de 450 mil reais para a Santa Casa. Liberação? Mas esse não é o valor devido pelo governo do estado, que não repassa nada desde janeiro? É sim. Entenderam ou vão querer um desenho? Falam de liberação mas na real não passa de um pagamento de atrasados. E um jornaleco ainda coloca como "investimento". É mole? Eta povinho burro. Faka recomenda que em vez de se fazer um projeto piloto de leite de ovelhas, faça-se um projeto de leite de burros, porque é grande nosso rebanho de muares, asnos, jumentos ou burros e mulas. Um detalhe: mulas e jumentos(burros) são considerados animais híbridos, pois não procriam entre si, precisando sempre serem cobertos por outros quadrupedes, éguas ou cavalos. Entendido? Ou preciso desenhar?        

quinta-feira, 28 de julho de 2011

BIRUTA

Para quem não sabe, BIRUTA é um equipamento de aeroporto que informa pra que lado vai o vento. Mas no caso em tela se trata de um ex-futuro prefeito, sempre candidato, que está tentando por todos os lados fechar uma parceria, politica, bem entendido. Essa biruta está procurando uma direção, com certeza. Mas ... sempre tem um mas, alguem percebeu quem está fazendo as "aproximações" dele com outros candidatos? Um certo veículo de comunicação parece estar promovendo o casamento politico do Biruta com mais alguem, ainda indefinido. Faka já afirmou que só vai fazer prognósticos eleitorais depois de 30 de Setembro, quando termina o prazo de filiação partidária visando às eleições do ano que vem, para vereadores e prefeitos. Mas estamos observando atentamente os movimentos dos futuros candidatos. A se confirmar o que está se armando do outro lado, essa biruta não vai dar nem para a largada, vai comer poeira nos primeiros duzentos metros. É, senhores, Faka tambem é carreirista, gosta que se enrosca de uma boa penca de cancha reta. Por isso que lhes digo: a próxima eleição vai ser uma carreira. E das boas. A propósito, a respeito dessa biruta, um S2 do Faka garante: ainda não aprendeu a falar e está pior do que antes. Mas o S2 tambem garante que ele já aprendeu "outras coisas", que não deveria ter aprendido. Vai continuar sendo ex-futuro prefeito.             

quarta-feira, 27 de julho de 2011

EDU HOLLYWOOD

Faka está gostando de ver, as m... estão começando a boiar em Livramento. Depois que teve seu afastamento pedido por um vereador, Sergio Piuiiiii Moreira liberou geral e um S2 do Faka teve acesso a algumas prestações de contas de viagens oficiais de alguns vereadores. E chamou a atenção do Faka uma delas em especial, pois foram incluidas em notas de despesas de combustiveis, refrigerantes, água mineral e até cigarros, justamente na prestação de contas de um vereador que diz ser evangélico, não fuma. Mas e ai, vereador? Começou a fumar então? E porque colocar na conta do contribuinte seus vicios pessoais? Bom, a bem da verdade, diga-se de passagem que esse povinho trouxa de Livramento aceita qualquer coisa mesmo, aceita tudo. É sempre na base do "bota meio que eu pago cheio". Agora é aguardar pela abertura dos "trabalhos" do segundo semestre para ver no que vai dar. Mas certo mesmo é que a fase é de "tiro por punhalada", como dizem os gauchinhos. Como Faka sempre diz: "quem viver, verá".

terça-feira, 26 de julho de 2011

UM PASSARINHO ME CONTOU III

Da série "Um passarinho me contou". Ontem foi o dia que Sérgio Piuiiii Moreira encarou "a máquina", como se diz no jargão policial, para prestar esclarecimentos sobre a farra dos combustiveis. Mas diz que ... um nobre edil "maria-gasolina" já meteu dois atestados médicos para não ir prestar depoimento na Delegacia. Mas o que é isso, vereador? Fugindo do pau? Não é possivel. É, senhores, é a tal hora em que "os meninos se separam dos homens", como dizem os americanos. É a hora em que os que são homens de verdade aparecem. Mas ... sempre tem um mas, tambem é a hora em que se conhecem os ratos, os covardes, os que se escondem atras de uma máscara. Parecem uma coisa mas na verdade são outra, bem diferente daquilo que aparentam. Faka vive a estudar o comportamento criminoso dos homens em processos judiciais e pode garantir para voces: todo esperto, todo malandro, o estelionatário, ele trabalha é com a kbeça, com a inteligência e vive de tirar vantagem da burrice dos outros. Mas ... sempre tem um mas, o ponto fraco dele é a violência. Ele não suporta violência, demonstrações de força, armas, enfim, qualquer coisa que possa causar dor. Ah, sim, ele tambem entra em parafuso, com palpítações, alteração da respiração, da corrente sanguinea, elevação da pressão, aceleração do batimento cardíaco, quando é apanhado, quando tem que responder pelos seus excessos de "inteligência" em cima dos manés, dos pobres, dos otários. Mas não tem jeito, cedo ou tarde, todos tem que responder por seus atos. Faka pensa que para os que se achavam tão inteligentes, deixaram muito a desejar. Todos são réus confessos. Faltou inteligência, raciocínio, pois qualquer um teria acusado alguem, jogado a culpa em outrem, tipo, roubaram e falsificaram ordens de abastecimento da Casa. Mas qual, deixaram a desejar até nessa hora. Realmente, vão. E não vão sozinhos.      

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O DAE, DINOVO

Agora sim, agora vai. Agora aquela PPP para os amigos vai sair. Os funcionários do DAE receberam a noticia de que possivelmente (alguem ainda acredita em possivelmente?) as vantagens e FG's dos servidores poderão ser cortadas, em função de "parecer" do TCE. Parecer do TCE? Essa é velha. Mas o fato é: os servidores estão aprensivos e indignados com essa real possibilidade. Mas tambem o que eles querem? Os idiotas acreditaram em promessa de 47% de aumento, na campanha passada. Depois que eles votaram é que disseram para eles que um aumento desses seria inconstitucional. Idiotas. Indignados, mas idiotas. Mas fato é que estão querendo descontar deles o rombo de 2,6 milhões da "experiência enriquecedora" da Administração Batista Conceição frente a Autarquia. É "diminuir custos" a qualquer preço e, como sempre, a corda rebenta para o lado mais fraco, o deles, servidores. Mas e a Divida Ativa? Porque não cobram os devedores? Vamos lá, é arrancar os canos de quem tem dinheiro e deixar berrar. Se a Justiça mandar ligar de novo, azar. Fazer o que? Liga-se, ordem judicial é pra cumprir. Mas só se ela mandar. Se voces  quiserem falar com os servidores podem mandar e-mail para  funcdae@hotmail.com direto. Porque não conversar com os diretamente atingidos? Sempre é bom saber das coisas, diretamente, na fonte.     

domingo, 24 de julho de 2011

FESTA DOS OCTANOS VI



Para exemplificar melhor o que diz o que diz a manchete do jornal de enrolar sabão, segundo Sérgio Piuiiiiiii Moreira, o Correio do Pampa, ai está a lista de abastecimentos de Julho de 2010. E uma coisa chama atenção nessa lista: só o ex-presidente B. Fontoura abasteceu com gasolina o carro dele, nesse mes. Todos os outros abastecimentos foram de diesel.  E Faka fica se perguntando: o que esses caras faziam com tanto diesel? Eles tinham alguma empresa de onibus? Porque não é possível, só um abastecimento com gasolina e os outros todos com diesel. Por outro lado, o jornaleco pode ser de enrolar sabão, mas ele bota os podres pra fora. Não é como outros que só enrolam, enrolam e não dizem nada. Infelizmente, eles enrolam é voces, eleitores. Nesse caso, antes enrolar sabão que enrolar eleitores. Pergunta: porque preferem enrolar eleitores do que enrolar sabão, como o jornaleco? Quem souber a resposta ai, por favor, nos diga. (clique na imagem para ampliar) 

sábado, 23 de julho de 2011

SENTOU NO PATÊ

Ou "sentou no bruxo" é uma expressão típicamente fronteiriça, muito usada pelos "gauchinhos". E foi exatamente um desses gauchinhos que fez o nobre edil dos "zóio azul de geladeira" sentar no patê, com seu depoimento-verdade. Com gaúchos de verdade é assim, eles não gostam nem de passar perto de uma Delegacia, muito menos de entrar lá para contar mentiras. Já os que se acostumaram a ganhar a vida na enrolação, na mentira, na enganação, ... . Nessa semana que entra devem ocorrer os últimos depoimentos, em especial os dos possíveis futuros indiciados e logo após deverá ocorrer a remessa do inquérito à Justiça, com a consequente decisão do MP, se opta por oferecer a Denuncia contra os "maria gasolina" de Livramento, ou não. Mas pelo andar da carruagem, o MP deverá decidir por processar os "maria-gasolina" da cidade, o que fará deles réus de fato e de direito. Não se sabe ainda se haverá consequências imediatas por parte do TCE e do TRE, tais como o afastamento da função e o impedimento de concorrer na eleição do ano vindouro, mas é uma possibilidade real. Como todos são réus confessos e a tese de defesa é de "maria-vai-com-as-outras", ou seja, eu fiz porque todo mundo fazia, os "marias-gasolina" deverão sofrer as consequências legais em  breve. Por "todo mundo fazia" subentende-se lógicamente todo mundo que foi presidente de A Casa. É, BF, para fazer valer essa tua tese de "vou, mas não vou sózinho", não precisava ter gasto aqueles 50.000 com o advogado forasteiro. Era só voce falar o que vai falar essa semana na DP: "eu só fiz o que todos os ex-presidentes já fizeram". Quer dizer, os "maria-vai-com-as-outras" viraram umas legitimas "maria-gasolina" da cidade diferente. Mas diferente em que?        

sexta-feira, 22 de julho de 2011

CARON DANÇOU. E AGORA?

 Depois da porta na cara no Palácio do Planalto que a presidente Dilma Roussef deu em Hideraldo Caron, ontem a noite, só lhe resta uma saida: pegar sua trouxa e dar o fora de Brasília. Mas não pensem que ele sai mal, não. Já vai longe o tempo em que os homens públicos saiam dos governos piores do que entravam, as vezes até na miséria, pois comprometiam seu próprio dinheiro e até o patrimonio da familia, servindo ao país. Hoje, o cara já entra sabendo qual é a sua verdadeira missão, pois vem com uma do discurso de campanha e outra, a real, específica, para servir aos que lhe indicaram para o cargo. Lógico, se voce tira para o "chefe", tambem vai tirar uma beira para sí próprio, afinal não tem mais bobos, como dizem os jogadores da seleção brasileira de football. E Faka lança uma pesquisa: para onde vai Caron, depois de ser despachado do Dnit?
a) Fica em Brasília mesmo, como Chefe de Gabinete de Paulo Pimenta.
b) Volta ao RS e será nomeado pelo governo Tarso para qualquer cargo.
b) Será nomeado, por Beto Albuquerque, Chefe do DAER, dinovo.
c) Vem para Livramento como Secretário de Obras do governo de Reconstrução.  

RADIALISTAS

Que na vida "nada se cria, tudo se copia", isso é certo, todos nós sabemos. Mas Livramento é um caso atípico "por demás", como diz o gaúcho. Os portavozes do rádio de Livramento são um caso a parte. Um, que começa bem cedo, era o arauto da verdade. Era, agora anda pisando macio, bem de leve, não quer mais se pronunciar com ênfase, como gostava de fazer, antes de ser vereador. O outro, que vem logo depois dele, macaco velho, só joga pra torcida, "minha amiga, minha irmã", é só conversa mole, horoscopo, previsão do tempo, pra cima dos kbeças duras, idiotas de sempre que votam no malandro, mas que agora tomou uma rasteira, um tucho forte. Se espichou legal na presidência de A Casa, abriu vários CC's novos e tentou, vejam bem, tentou mantê-los, no esqueminha aquele do fifty-fifty, meio a meio, voces sabem o que. Mas ... sempre tem um mas, alguem puchou seu tapete com força, mas com tanta força, que o levou às lágrimas, literalmente. Precisou até de um caro advogado forasteiro, um medalhão do Direito do Rio Grande do Sul, para vir fazer sua defesa, que estranhamente não fez defesa nenhuma, só ameaças ao colega operador do Direito local. Tem um outro que começou a pouco, mas que já ficou conhecido como o Programa da Brigada, porque só fala da BM. Começou bem, criticando a Administração Municipal, mas de uns tempos para cá virou apoiador, estranho. Deve ter trocado de lista, pois no começo estava na Lista Negra dos cargos e ai sumiu, ficou  invisível. Agora deve ter passado para a Lista Branca. Tem outros que se atiram de "donos da Verdade", ó coitados, só se atiram, mas estão do lado errado da Verdade e as m ... começam a boiar. E não é qualquer sorete, não. É de cagalhão pra "malhor", como diz o gauchinho. Vem muito mais por ai. É Livramento, cidade diferente.     

quarta-feira, 20 de julho de 2011

HIDERALDO CARON

Hideraldo Caron é um desses "técnicos" que valem ouro. Escolado no DMLU de Porto Alegre, onde "aprendeu" a trabalhar com os esquemas do Lixo, foi "técnico" de confiança de Beto Albuquerque no DAER, da Secretaria dos Transportes do Rio Grande do Sul, na gestão Olivio Dutra. Depois, quando Beto foi lider do governo Lula da Silva, Caron foi levado para o Dnit. Posteriormente, ele ficou sob a "coordenação" de outro deputado federal, Paulo Pimenta. Agora, nessa crise, Pimenta afirmou que coloca a mão no fogo por Caron. Com luva de amianto, lógico. Pois Caron é o cara dos esquemas do deputado e outros mais que mexem com o negócio das obras superfaturas. Agora vamos às lembranças: aqui em Livramento haviam dois responsáveis pelas campanhas de Paulo Pimenta/Federal e LF Mainardi/Estadual. Pimenta conseguiu 1.707 votos aqui, 153.072 no total, o mais votado do RS. Mainardi obteve a maior votação em Livramento, 4.572 votos e 64.375 no total do Estado. Tiveram aqui os dois maiores e melhores comites de campanha, na Andradas e na BR. Dizem os "especialistas" que o dinheiro para a campanha veio de uma obra muito conhecida dos santanenses, a nova estrada que leva a Santa Maria, de Rosário do Sul a Santa Maria. Um dos coordenadores locais da campanha está em um CC na CRM/RS e outro ainda está aqui, atuando como radialista na cidade. Os leitores do Faka esperam uma posição oficial do cabo eleitoral radialista sobre sua participação nessa "magnifica, grandiosa campanha eleitoral". E Faka lhe dá ainda 3 opções para o mesmo oPTar, caso queira se posicionar a respeito das falcatruas de Caron e seus "padrinhos" politicos, os quais ele apoiou abertamente, amplamente:
1. A tradicional, "eu não sabia". Essa é clássica, serve pra tudo.
2. Eu sou um trouxa, um tapado e não conhecia os esquemas de onde vinha o dinheiro pra campanha. Essa tambem é boa.
3. Sim, eu sabia da roubalheira toda mas por mim tudo bem. "Dinheiro não importa a origem, importante é como se gasta".
Essa é pra homem, pra macho. Faka duvida que assuma, mas essas obras "socialistas" servem é pra isso mesmo, patrocinar campanhas, hotéis, fazendas, etc... Espera-se que pelo menos ele tenha sido bem pago e que tenha recebido um bom dinheiro.        

A M ... VAI FEDER MAIS IV

O S2 garante: o delegado titular do inquérito pediu a Prisão Preventiva de BF, por obstrução à Justiça, coação de testemunhas, como Faka já havia adiantado para voces. Mas ... sempre tem um mas, em razão da nova lei, de que o réu é primário ainda e outras cositas más,  a Justiça indeferiu, por enquanto, o pedido de prisão. Agora tudo depende dos rumos que o caso tomar, pois se continuar a acontecer a intimidação e o constrangimenteo de testemunhas, pedindo a elas quem mudem  seus depoimentos para uma versão mais favorável ao réu, poderá ser decretada sua prisão preventiva domiciliar, o que custaria bem menos para os cofres públicos. Tambem o vereador Edu Oliveira, aquele que preferiu adoecer na votação do aumeto da água, lembram? Pois então, ele entrou com um pedido liminar e a Justiça deferiu, ainda que liminarmente, a abertura de uma CPI para investigar os desvios de combustiveis em A Casa. Mas agora que o inquérito está quase concluido, isso é chover no molhado, é chutar cachorro morto, só para faturar politicamente. Eita. Vamos acompanhar atentamente porque essa m ... vai feder muiuto mais, ah vai. Quem viver, verá.     

terça-feira, 19 de julho de 2011

A M ... VAI FEDER MAIS III

Está se caracterizando cada vez mais o Art. 288 do CPP - Formação de Quadrilha - por conta da panelinha que existe na Câmara de Vereadores, onde vereadores de Oposição tem impedido o acesso à Presidência da Casa, por conta da distribuição de vantagens entre si, por parte de um grupo de vereadores, notadamente os da Situação. Chegaram ao ponto de eleger um vereador pseudo-oposicionista como presidente de A Casa e ainda colocaram a sua disposição até cargos na Administração Municipal. Que a Democracia é o jogo da negociação, da barganha, todos nós sabemos. Mas negociar, barganhar é uma coisa. Oferecer vantagens, cargos, facilidades ou até dinheiro para obter votos, isso já é outra coisa. Vejam o caso do Mensalão, "sofisticada organização criminosa", disse o MPF sobre o esquema. Acho que não chegamos a tanto ainda em Livramento, mas estamos no caminho, se ninguem fizer nada, se deixar rolar na vontade das excelências do Poder Legislativo. Só para lembrar, em 2009 a situação elegeu um vereador de Oposição para presidir A Casa. Faka pergunta: foi normal isso? A situação votando na oposição. Faka faz mais uma pergunta: essa benesse ao tal vereador dito oposicionista foi de graça? Não custou-lhe nada? Se foi de graça, porque quando da votação do projeto de aumento da taxa d'agua, onde ele foi pressionado pela população dentro da Câmara a votar contra, correram e cortaram a água dele? Porque? Porque ele não precisava manter em dia sua conta d'água? Respondam voces. Porque?           

segunda-feira, 18 de julho de 2011

A M ... VAI FEDER MAIS II

O S2 está em ação. Diz que ... uma testemunha, daquelas de vida limpa, passado ilibado, sem rabo preso com ninguem, "que nunca pôs os pés numa Delegacia de Policia", foi contactada por um vereador altamente implicado nos crimes de Peculato e Improbidade Administrativa para dar uma versão diferente da real em seu testemunho. Qual era o caso? O caso era que a testemunha havia comprado, "para ajudar", uma ordem de abastecimento da Câmara no posto Caburé, de uma cunhada do tal vereador. A pressão em cima da testemunha não funcionou e agora existe um depoimento no inquérito, relatando não só o fato, que em si é grave, mas tambem a tentativa de OBSTRUÇÃO À JUSTIÇA. Ou seja, temos comprovados dois fatos graves. 1. Houve venda ilegal de combustiveis da Cãmara, produto de desvios de propriedade pública, roubo ou furto qualificado, caso queiram alguns. 2. Houve uma tentativa de corromper ou mudar um testemunho de uma testemunha, o que caracteriza uma obstrução da Justiça. Dois fatos graves. Agora, se as intimidações ou tentativas de mudança de testemunhos continuarem, é passível até de um pedido à Justiça de decretação de Prisão Preventiva do implicado. É possível até o indiciamento de um vereador pseudo oposicionista, que é beneficiário de vantagens na Casa, exercendo até a Presidência, mesmo sendo "teóricamente" da Oposição. Pelo andamento da carroça, vamos ter uma aula prática de Democracia. Que venha, pois será muito bem vinda. Quem viver, verá.         

domingo, 17 de julho de 2011

A M... VAI FEDER MAIS

Pensamento do Faka: macaco velho que se agarra em pau podre, tem mais é que se esborrachar no chão. A choradeira de Sérgio Piuiiiiii Moreira não convence ninguem. Primeiro ele quer "sindicância" no Controle Interno. Pra quê? Todo mundo sabe que esse controle interno não controla coisa nenhuma, só o que "mandam" eles controlarem. Por isso que ele só se mexeu após as denuncias, antes estava tudo bem, tudo azul. Aliás, se há uma coisa que deveria existir era um Controle sobre esse Controle Interno, sabe-se coisas escabrosas a respeitos desses "controladores". Segundo, agora ele quer que apurem pedidos, solicitações feitas pelo gabinete da Boneca para doações de combustiveis para entidades, inclusive religiosas. E dai que ela fez pedidos? Quem deferiu os pedidos foi ele, Piuiiiiii, não ela. Ela, a Boneca, não era presidente, não era dela a resposabilidade por tais ordens para abastecimentos indevidos. Se ele autorizou, ele que se ferre. Porque ele correu e pagou, se não havia problemas legais aparentes? É porque ele sabe sim o que é certo e o que é errado. Se ninguem fala nada, ele segue em frente. Mais alguns dias e voces poderão saber, com a entrega do Inquérito Policial à Justiça, quem ameaçou quem para não depor no Inquérito. E tem várias ameças, de vários implicados. Terceiro, agora é a Imprensa que é a culpada pelos roubos praticados por suas excelências em A Casa. Sim, porque tem abastecimentos para entidades, tem sim. Mas tambem tem gente, vereador, se servindo da mesma bomba de combustivel que fornece para a Câmara, e pago por nós, contribuintes. E não são apenas pessoas fisicas, tem pessoas juridicas tambem. Lógico, agora tudo era para "trabalho social". Quarto e último: depois de 24 anos  "reabrindo o Armour" e trazendo um trem, está mais do que na hora de despacharem esse dinossauro. Deu, chega, vai contar mentiras no raio que o parta. E que leve com ele mais alguns camaradas. Porque não fazem uma auditoria nas despesas de viagem de Piuiiiiii? Voces verão o quanto ele já gastou em viagens para visitar os compadres e, principalmente, as comadres lá pelas capital.     

sábado, 16 de julho de 2011

AUTO DE INFRAÇÃO SANITARIA 005/2011

Aos dez dias do mes de junho de dois mil e onze, às dez horas, no exercício da fiscalização sanitária, ao inspecionar DAE - Sistema de Abastecimento de Agua Municipal, constatei as seguintes irregularidades: manter estações de tratamento, reservatórios, equipamentos e instalações físicas em condições insatisfatórias de operação e higiene; não realizar análises de controle de qualidade de água potável; não informar à autoridade sanitária a realização de manobras da rede de distribuição; não fornecer aos consumidores relatório anual informando as irregularidades nos parâmetros de qualidade da água; não possuir licença sanitária para funcionamento, tendo havido infração, respectivamente, aos seguintes dispositivos legais: Artigo 85 do Decreto Estadual 23.430, de 24.10.74; Capitulo IV, Artigo 24, parágrafos 1º e 2º, da Portaria MS nº 518, de 24.03.2004. As infrações estão tipificadas no Artigo 10, inciso XXIX, da Lei Federal nº 6437/77, que prevê as seguintes penalidades: advertência, interdição total ou parcial do estabelecimento, cancelamento da autorização de funcionamento da empresa, cancelamento do alvará de licenciamento do estabelecimento, proibição de propaganda. Por estas razões lavrei o presente Auto de Infração Sanitária em 3 (tres) vias, ficando o autuado notificado de que responderá pelo fato em processo administrativo sanitário e que, de acordo com o Art. 22 da Lei Federal 6437/77, terá o prazo de 15 (quinze) dias a partir do recebimento deste, para, querendo, apresentar defesa ou impugnação a este Auto  perante a VISA - 10ª CRS, localizada na Rua General Sampaio, nº 1679 - Alegrete - CEP 97.541-261. 
SERVIDOR AUTUANTE: Ivete Silveira - 10ª CRS. AUTUADO: João A. Mello Carrets - DAE. 
Em 10.06.2011. PROTOCOLO nº 478. 
Agora Faka te diz: bebe a melhor água do mundo. Bebe. Infelizmente, chegamos a esse ponto. Infelizmente.      

sexta-feira, 15 de julho de 2011

CAPATAZ MEIO PERDIDO

Dia desses, lá na Câmara de Vereadores, andava um capataz de estância, meio perdido, que foi encaminhado lá para fazer uma documentação de brasileiro, ou de uruguaio. Segundo o capataz perdidão, quem está encaminhando as documentações é um vereador novo, de primeiro mandato que assumiu esse ano e foi o patrão dele mesmo quem acertou para ele ir lá falar com esse vereador. Conforme esse capataz, diz que já trabalhou para um tio do atual patrão, lá pros lados do Cerro dos Munhoz ou Coxilha Santo Inácio, não lembra direito. Contou que o patrão é dono de 4.000 cabeças de bovinos, pro lado de Manoel Dias, na confluência dos Departamentos de Rivera, Salto e Artigas. Contava que a estância era linda, bem equipada e que o patrão é muito bom, paga em dia, tudo nos conformes, não fica se encolhendo como outros brasileiros unha de fome que ele diz conhecer. O tal capataz conta que a responsabilidade é grande, mas que o patrão é muito bom. Ele só não sabia dizer o Padron da propriedad, mas isso os S2 do Faka vão localizar logo, logo. Diz que tem um campinho menor, aqui mesmo no Depto de Rivera, mas esse é bem pequeno, mais para lazer e descanso da familia, não para criação, propriamente dita. E depois voces ficam reclamando da vidinha de sempre, que é ruim, etc e tal... . Voces tem é que trabalhar na coisa certa, seus burros. Só isso.        

QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME.

18:25. No Fim da Tarde, o cliente preferencial, o Executivo. Reclama do pré-julgamento que é feito pela população da Prefeitura e dele, o Executivo. No apoio, um gorducho que faz parte da mesa, afirma: "a suspeição é pior que uma condenação". Como ele sabe? Já foi condenado alguma vez? Porque suspeições a respeito de ambos, existem. E muitas. Infelizmente, o bicho homem está podre, quase perdido. Se tivessemos métodos de investigação um pouco mais atrasados, com certeza muita m... boiava. Logicamente, as perguntas dos "ouvintes" já vem encaixadas, com as respostas na ponta da lingua. E o Executivo usando uns termos assim, digamos, um pouco largados demais, como: "porra, eu já falei que ...". Quer dizer, tipo assim: "to de saco cheio disso aqui, tirou-se o que dava para tirar e agora quero cair fora o mais rápido possível". Os da mesa assumem uma postura a la vereador competente, coisa que não existe aqui e fazem diversas sujestões ao "chefe". Como voces sabem, quem tem chefe é índio. Ou quadrilheiro. Só podemos dizer uma coisa a respeito: "quem não deve, não teme". Como dizia o saudoso Vicente Mateus do Corintians: "quem tá na chuva é pra se queimar".  

FESTA DOS OCTANOS V


(clique na figura para ampliar) Agosto de 2010. A farra continuava. Agora o presidente Sérgio Piuiiiiiiiii Moreira quer tomar medidas drásticas contra a UCI - Unidade de Controle Interno - processar por não terem se apercebido antes da gravidade dos fatos, fazendo-o somente após a denuncia. Isso é de uma cara de pau sem par, sem tamanho, como diaria um outro ai, "nunca antes na estória dessa cidade diferente" a coisa andou tão por baixo, tão desprovida de base moral. Eles, os presidentes daquela Casa, quase se matam pelo cargo de presidente, por dois motivos: dinheiro e + dinheiro. Primeiro, o presidente recebe em dobro para "presidir" o estabelecimento. Segundo, para poder indicar pessoas aos CC's a que tem direito, 14 no total. E usar daquela velha tática, mitad y mitad, fifty-fifty, meio a meio com os nomeados, o que lhes rende um bom dinheiro tambem. Dai porque toda e qualquer eleição à presidência de A Casa se decide sempre na subida da escadaria, nunca antes. Faka espera que os habitantes dessa "aldeia" deixem de serem índios e comecem a usar a massa cinzenta alojada em seus cérebros, antes de digitar aqueles numeros na urna eletrônica. Pensem no que voces querem para voces, para os seus filhos. Continuar vivendo numa terra de indios, facilmente manipulados e enganados pelos "com experiência" ou mudar tudo? E não tem fórmula mágica para acertar nas escolhas. É como loteria: só ganha quem joga. Quem não joga nunca (fica com os mesmos) não ganha nunca. Pensem nisso, enquanto lhes digo: "até amanha".     

quarta-feira, 13 de julho de 2011

B E S T E I R O L

Sergio Porto, o Stanislaw Ponte Preta, autor de Mulheres do Rio e tantos outros livros, criou o FEBEAPÁ, o Festival de Besteiras que Assola o País. Nos parece, s.m.j. (gosto disso), que um típico Festival de Besteiras está assolando Sant'Ana do Livramento, especificamente. Os caras do fim da tarde gastaram um programa inteiro com o caso de uma PODA DE ARVORE. Até poda de "alto risco" saiu. Não dá para acreditar. Poda essa que ainda gerou uma multa para nós, contribuintes, pagarmos. É mole? Poda de alto risco. Onde? Quando? Que eu me lembre, podar uma arvoré é, foi e sempre será uma questão de pegar uma motosserra e mandar ver. O resto é frescura, tipico de "técnicos socialistas", ou seja, técnicos de porra nenhuma, que só tem discurso, conversa pra boi dormir. Quando voce não tem o que dizer, começa a dar importância para o sexo dos anjos, ou como dizemos nós aqui no fundão do Brasil, a encher linguiça. Só isso, apenas isso, que é quando não temos nada melhor para dizer. É Livramento, Cidade Diferente. Com a mais absoluta das certezas, temos coisas bem mais importantes para discutir do que a simples colocação de uma árvore abaixo.  

terça-feira, 12 de julho de 2011

UM PASSARINHO ME CONTOU II

Da série UM PASSARINHO ME CONTOU. Diz que ... tem um presidente de um partido politico de Livramento quase se mijando de tanto rir. Ele foi num evento na Urcamp, como presidente de uma entidade representativa de Livramento, participar do lançamento de um projeto. Até ai tudo normal. Evento transcorrido, com a presença de diversas "otoridades" do municipio, presença da imprensa e tambem da "grande imprensa" da cidade cobrindo o evento, tudo nos conformes. Para sua surpresa, na manha seguinte, ao folhear o jornal diário de maior circulação, encontrou a cobertura do evento mas sua foto havia sido "fotoshopada", quer dizer, removida em computador. Como esse presidente de partido, que será candidato ao Paço Municipal ano que vem, está c... e andando para esse jornal, ele quase morre de rir. Diz ele, o presidente do partido, que se eleito, e tem tudo para ser, um dos seus projetos será criar o DMLC - Depto Municipal de Licitações e Contratos - ou seja, vai supervisionar pessoalmente as tão faladas compras. Como ele mesmo diz: "não bebo água na orelha de ninguem", ou seja, experiência ele tem de sobra nas questões administrativas de uma Prefeitura. Só para exemplificar, é fã de Sanchotene Felice, prefeito de Uruguaiana, que botou os "CC's mamateiros" pra fora da Administração e assumiu ele mesmo "a coisa toda". Diz que Uruguaiana vai muito bem, obrigado. O candidato a futuro prefeito pretende fazer a mesma coisa por aqui. Quem viver, verá.      

segunda-feira, 11 de julho de 2011

UM PASSARINHO ME CONTOU

Faka está inaugurando hoje a série UM PASSARINHO ME CONTOU, já muito usado por essas bandas. Vejam bem, Faka falou "por essas bandas". Favor não confundir com .... . Bem, deixa pra lá. Mas como eu ia dizendo, um passarinho que contou que um importante lider sindical, futuro candidato ao Passo Municipal, já começou a arrecadação dos fundos que irão custear sua vitoriosa campanha. Diz que ... de todas as operações de venda que se realizam nas dependências de seu Sindicato, ele recolhe 1% a titulo de "colaboração" com o Sindicato. Desse jeito vai ser uma campanha milionária, com toda a certeza. É Livramento, terra das espertezas. Mas dá o que pensar, pois se antes de chegar "lá" já é assim, como será depois de estar "lá", na cadeira numero 1 do municipio? Seria mais um daqueles casos de moralidade antes e malandragens depois? Vamos acompanhar, com todo o carinho e desenrolar dos atos e fatos. Como Faka sempre diz, quem viver, verá.       

domingo, 10 de julho de 2011

OS "EU NÃO SABIA"

A frase mais pronunciada nesse país: EU NÃO SABIA. É da Escola do Lulla. "Nunca antes na História desse pais" de índios se mentiu tanto, se roubou tanto, se corrompeu tanto, tudo em nome do EU NÃO SABIA. O "eu não sabia que não podia" é a desculpa usada por todos os vereadores de Livramento, que não só distribuiram combustiveis a rodo, por conta do cidadão, mas que tambem se serviram a vontade. A listagem dos abastecimentos está ai, nos posts FESTA DOS OCTANOS, do Faka, para qualquer um ver. Aquelas pessoas físicas que aparecem ali abasteceram por conta da Câmara, ou seja, por nossa conta. E mais, todos os chamados na DP para dar esclarecimentos estão confirmando os fatos, quer dizer, CONFISSÃO. O "eu não sabia que não podia" é um ATESTADO de incompetência dos ex-presidentes de A Casa. Agora cabe a voces darem um destino correto para os incompetentes, ou seja, pô-los para FORA da Câmara. VOCES, e só voces podem colocá-los para fora daquela Casa, acabar com a vidinha de mamatas e mais mamatas, de molezas concedidas. Concedidas por voces, eleitores. Ou não. Afinal, o que não falta aqui é IDIOTA, trouxa, que acredita em tudo que lhe dizem. Como um idiota ai que pediu pro Faka descobrir se realmente uma rádio local deu uma força para o ex-presidente de A Casa, BF, se fazer de vítima num programa dessa radio. O que ele quer? Uma fita gravada com os malandros combinando tudo? Não bastou ouvir a armação toda? É incapaz de raciocinar por conta própria? Por essa e por muitas outras mais é que essa se tornou a CIDADE DO JÁ TEVE.     

sábado, 9 de julho de 2011

DEFUNTO TROCADO

É triste, mas de quando em vez, acontece. O edil, cheio das boas intenções, solidariedade humana, etc, etc ... vai lá e apresenta um Voto de Pesar pelo ilustre cidadão que tão cedo nos deixou, com todas aquelas declarações desnecessárias, tal como "desnecessário seria dizer", ou seja, então não diz. Mas, sempre tem uma mas, o atencioso edil faz todo esse esforço, apresenta uma moção, pede um Voto de Pezar de A Casa, que aprova o Voto e quando vai entregar a Declaração de Pezar da Câmara, descobre que o homenageado está vivo, bem vivo. Vivinho da Silva. Opa, que furo, chorando para um defunto errado. Isso acontece quando o nobre edil é desligado ou a assessoria é uma m...., pois viajou nas declarações do edil, não pesquizou direito, não confirmou a informação. Ou então esse edil está com os pensamentos em outras coisas, outros acordos politicos, futuros acordos. Pelo que Faka sabe esse edil está sozinho na ideia de repetir a coligação estadual do seu partido. É voto vencido, bem vencido. Se insistir, vai ter que se apartar dos atuais "cumpanherus", trocar de partido. E já, pois o prazo encerra em 30 de Setembro próximo.       

CHAVE DE OURO

TERCEIRIZAÇÃO DO DAE, SOBRE O DAE, MAIS DO DAE, AINDA O DAE, ENFIM O DAE. Em Uruguaiana o prefeito Sanchotene Felice primeiro encampou o serviço de água e esgoto, operado pela Corsan. Depois concedeu os mesmos para uma empresa privada que, para começar a operar, baixou um DESCONTO, vejam bem, eu disse, DESCONTO de 17% nas tarifas de água e esgoto. Em Livramento o serviço de água e esgoto do DAE primeiro foi colocado a disposição de um candidato a deputado, que usou politicamente da Autarquia para fazer campanha politica. Ai foi super lotação de CC's, festas e mais festas, obra de 180.000 reais para um campo de futebol, totalmente fora da atividade fim da Autarquia DAE, alem de outras cositas más, que agora um relatório do TCE já começa a apontar. Faka terá uma cópia desse Relatório em breve. O S2 já está em operações de campo para buscar o material. Mas o montante do rombo foi de 2,6 milhões. Essa linha de atuação governamental tem um propósito. Assim como no caso da empresa de lixo, agora é deixar quebrar, sucatear o DAE para forçar a Operação de Concessão. Voces vão ver em breve quem está por tras disso. Até um secretário especial veio de Brasilia para agilizar o processo. É esse tipo de politico que Livramento gosta de eleger. Aquele que sabe como ninguem se fazer de vítima, de coitado, de caluniado, só porque outros dizem as verdades sobre ele. Se essa Operação vingar, será um encerramento de governo com CHAVE DE OURO. Gol. Golaço de placa, de seleção. Afinal, trouxa, otário e idiota é o que não falta nessa terra. E dá-lhe truco. É só Vale-Quatro. É bota meio que eu pago cheio.  E fuck you.     

VITIMA DA SOCIEDADE

Ou cara de pau? Voces ouviram o BF ontem a tarde. Ele está completamente abalado, triste, depressivo com essa situação toda. Jamais, nunca, em momento algum pensou em lezar o herário público. É tudo invenção dos invejosos, incapazes que não conseguem se eleger, e depois ficam a difamar as pessoas de bem da nossa "comunidadi". Como ele. Uma pesoa ilibada, com um passado límpido, transparente, cristalino, alvo mais que a neve, diriam os irmãos, jamais poderia estar sofrendo essa campanha difamatória, calunias, mentiras a seu respeito. Com certeza, alguem está se aproveitando dessa campanha infame para obter vantagem sobre uma pessoa limpa, honesta, como ele, BF. Uma pessoa com aqueles olhos azuis, de geladeira, jamais cometeria crimes tão infantis, como se servir do dinheiro público para bancar combustíveis para toda a familia? Não, jamais. Claro que as notas fiscais foram colocadas no carro dele por erro de "alguem", que vai se ferrar. A corda sempre arrebenta para o lado mais fraco. E que bom que arrebenta, pois assim nós vemos com quem estamos lidando. Mas uma coisa chamou a atenção: voces ouviram alguem interpelar com mais veemência, sua Excia, o Vereador BF? Claro que não. Ele estava ali numa jogada armada para que ele fosse a vítima. Ou não? E Faka já adianta para voces, em primeira mão: BF É O CANDIDATO DA SITUAÇÃO, com apoio oficial e tudo. Quem dessa turma que está no poder quer ficar fora dele? Pensem nisso e abram olhos, ouvidos e outras coisas mais. Falei?   

quinta-feira, 7 de julho de 2011

FESTA DOS OCTANOS IV


É, o caldo está fervendo, mas ninguem fala nada, nem um piu. É haran grande, pecadão mesmo. Mas os momentos decisivos se aproximam. E mais uma vez a encrenca virá durante o mes de Agosto. Mes danado esse, só dá zebra. E das grandes. Mas ai está então a listagem de Setembro de 2010. Para um mes especial para nós, gaúchos, até que o ex-presidente não detonou muito. Foi baixa  a movimentação de combustível, talvez por isso esteja pagando os pecados agora, por não ter dado o devido valor, em gasolina, claro, à Festa maior do Gaúchos, a Semana Farroupilha, o 20 de Setembro. E ainda tive que ouvir de um malandro daqueles bem velhos que circulam pela Câmara, cabeça branca já, que tem que dar combustível mesmo, porque a Casa é a única que dá apoio às entidades. Não disse a que entidades ele estava se referindo, se desse ou do outro mundo. Por falar nisso, diz que tem vereador ai que já comprou um aviário de tanto galo e galinha que comprou para as makumbas em defesa do mandato. Ora, vereador, não precisa nada disso, é só fazer o que a Lei manda que dá tudo certo. Vereador não é para dar dinheiro, gasolina, remédios, comida, pagar contas de luz, de água, nada disso. Vereador é para ser o interlocutor da população junto ao governo, quando é da Situação. Se for de Oposição, deve fiscalizar o Executivo e ajudar na produção das Leis de interesse da população. Lógico, isso é o que diz o manual, claro. Mas se o vereador começa a "encostar" os seus, irmãos, primos, cunhados e outros na Administração, acaba tendo que votar a favor dos projetos do governo. Aí é aquilo, tudo tem um preço e as vezes esse preço é caro demais. Que se dane, quem vende a alma ao Diabo acaba no Inferno mesmo. É a vida que ele escolheu. Pelego.  (clique na imagem para ampliar)       

quarta-feira, 6 de julho de 2011

OITIVAS

A UCI apresentou o Relatório, agora o oficial, com as desculpas esfarrapadas de sempre sobre a falha na Fiscalização. Todos estão sendo ouvidos na DP. E, bonitinhos, todos estão confessando o uso de combustiveis em carros particulares. Sempre em "missão oficial", lógico. Mas ... sempre tem um mas, o que de fato estão fazendo é uma simples confissão, do ponto de vista do inquérito policial. Vai dar zebra. Uma coisa é compadres se acertando dentro de A Casa, outra bem diferente é o olhar da Lei, da policia. E tem os documentos aqueles, do periodo de reinado de um presidente que tambem defende a Lex, que simplesmente desapareceram, sumiram, escafederam da face da Terra. Faka sabe o que siginifica isso do ponto de vista do Direito Administrativo: improbidade. E tem punição tambem: exoneração. Mas Faka não é criança, Faka sabe que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco. Provavelmente é isso o que vai acontecer. "Alguem" será responsabilizado e devidamente punido, de forma exemplar e séria, como sempre. Quem viver, verá.      

domingo, 3 de julho de 2011

VOU, MAS NÃO VOU SOZINHO

Pela manchete de capa do Correio do Pampa, aquele de enrolar sabão, como diz o Piuiiiiiiii, estão claramente confirmadas as irregularidades apontadas por Silvio Vares. Resta saber o que a Policia Civil, em co-participação do Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado vão fazer com as irregularidades apontadas e comprovadas. Pelo que diz um dos mais bem informados S2 do Faka, a limpa vai ser geral, quer dizer, Livramento vai mudar seu poder legislativo pela força da Lei e não pela vontade popular, especialmente dos 25.000 idiotas aqueles que votam nos mesmos malandros de sempre, pois são seus fregueses de caderno, de livreta como se diz, ou seja, otários preferenciais. O pedido de BF para serem investigadas as presidências dos ultimos 14 anos, tempo em que ele é vereador, não passa de uma tentativa de formar uma verdadeira "força de coalizão" em defesa de seus mandatos, com todos os envolvidos agindo, trabalhando juntos para se livrarem de algo que não tem como aliviar. É óbvio que as desculpas tais como "eu fiz porque todos os ex-presidentes faziam" não vai colar, assim como a velha e surrada desculpa de que "era para transportar um doente a  Porto Alegre" tambem não serve como justificativa. O cara era só um vereador, não o representante do SUS em Livramento. Alem disso, tinha a sua disposição mais de um Assessor Juridico, nomeados por ele mesmo, cuja obrigação era informar-lhe que estava fazendo algo irregular ou ilegal. Pelo que se pode observar, comprovar-se-ão as palavras de BF: "VOU, MAS NÃO VOU SOZINHO".    

sábado, 2 de julho de 2011

EX-FUTURO PREFEITO

Pelas caras do pessoal que participou da reposse de um ex-futuro prefeito aí essa semana, dava para ver que as pessoas estavam numa "alegria" só com o candidato. Diz que esse candidato busca formar a chapa dos seus sonhos, ele na kbeça e uma outra figura da politica de vice. Mas como o nome já diz, é só sonho. Na eleição passada o ex-futuro prefeito chegou perto, mas como sempre, escorregou nas cascas de banana do caminho, jogadas por ele mesmo. Foi detido num módulo da BM, indo para casa, completamente bêbado, e botando banca pra cima dos PM's, ameaçando-os, já por conta do futuro mandato. Primeiro, coisa de ignorante, pois para ser prefeito, antes é preciso ganhar uma eleição e só depois cantar de galo. Segundo, irresponsabilidade, pois dirigir bêbado é coisa de irresponsável mesmo. Mas dizem que até a ex-futura primeira dama tambem não ficava para trás. No dia da eleição mandou baixar no Comitê Central duas caixas enormes cheias de camisetas com sua carinha e os dizeres: "Primeira Dama, eu já sabia". Pelo jeito teve que recolher as camisetas e aguardar um pouco mais. E pelo que está se vendo, vai ter que esperar muito mais, pois um dos que estavam lá, na posse, falou que o eterno candidato ainda não aprendeu sequer o básico, a falar. Coisas da politica de Livramento.        

30 DE SETEMBRO

Está chegando aquela hora em que os meninos são separados dos homens. É a hora de falar sério mesmo. Aqui tem um monte de idiotas que passam a vida falando bobagens, "tche loko, kbecinha, loka de boa" e por ai vai. Quando se dão conta já estão com cinquenta anos e não fizeram nada, não estudaram, não trabalham e vivem como bichicomes: "individuo que vive sin hogar permanente", na definição de Arlindo Coitinho. Mas depois de 30 de Setembro Faka vai fazer a primeira análise sobre as possiveis candidaturas. Vejam bem, será uma análise, não uma indicação em quem votar. Até porque na hora de votar o cara vai estar sózinho na cabine de votação, sem ninguem para ver se ele fez mesmo o que disse que faria. Então, só posso analisar, nunca recomendar ou indicar. É esse posicionamento que todos precisam aprender a seguir: decidir, sózinhos, sem pressão de ninguem. Quando aprendermos a não dar essa importância toda para esses malandros, saberemos colocá-los para trabalhar para nós e não o contrário. Até agora somos nós que trabalhamos para pagar eles. Mas sempre se pode mudar isso.