terça-feira, 31 de maio de 2011

É A TERCEIRA VIA?

Nesse fim de semana houve a Convenção do PP, Partido Progressista, cujo resultado está hoje nos jornais. E pelo que podemos observar houve uma verdaderia patrolada nos antigos "donos do partido", nomes históricos do PP que estavam no comando da sigla  a trinta, quarenta anos, pelo menos. Seria o efeito Ana Amélia Lemos? Pelo que Faka pode apurar, tudo leva a crer que os empresários de Livramento cansaram de deixar o processo politico nas mãos dos profissionais da politica de Sant'Ana do Livramento e resolveram tambem eles participarem do processo e lançar seus candidatos. Naturalmente que esse movimento sofrerá oposição e pode-se dizer até oposição raivosa dos "profissionais" da politica, até porque depois de décadas de hegemonia de uma só família no comando politico da Fronteira, uma outra família, bem mais nova e sem pedigree politico, por assim dizer, tambem está se enraizando forte e vai tentar se manter no comando, no centro das descisões. Nesse contexto, abre-se o espaço politico que pode muito bem ser ocupado por uma Terceira Via. Quem viver, verá.    

365 DIAS

Hoje, 31 de Maio de 2011, faz exatamente 1 ano que o Blog Faka na Kaveira entrou no ar. Certos de havermos cumprido nosso dever de cidadão, informar as pessoas sobre as falcatruas aqui existentes e que arrastam nossa bela e histórica Sant'Ana do Livramernto para um destino inglório, destino esse que não faz jus ao grandes nomes que aqui nasceram e viveram e levaram Livramento para o Estado, para o Brasil e até para o mundo todo. Como dissemos, nossa missão institucional é informar. Não somos responsáveis por investigar, instrumentalizar e muito menos julgar individuos ou processos. Mas defendemos o pleno direito das pessoas saberem o que de fato está acontecendo aqui, por quais motivos o desenvolvimento não chega. Nesse sentido seguiremos trabalhando e acreditando que um dia poderemos mudar esse infeliz quadro do "JÁ TEVE".     

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ASSIM É FÁCIL

Assim é fácil ser empresário. Uma denuncia ai diz que tem um vereador que é dono de fato, não de direito, de uma empresa de onibus, com concessão de linha para o interior do municipio, que abastecia direto na conta de A Casa. Dizem que esse vereador, ex-presidente da Casa, não quer nem ouvir falar em investigar as contas passadas. Parece que é a tática de sempre, a empresa está no nome de um laranja. Aqui em Livramento não se planta um único pé de laranja, mas como tem dessa fruta cítrica, não? BF lançou bem a sua defesa, pedindo cópias para divulgação de todos os abastecimentos dos ultimos 14 anos, tempo esse que ele está na Casa, nessa "dureza" de trabalho. A população de Livramento espera que o MP não seja suave nas suas investigações porque aqui não se trata de gente pobre, humilde, inocente, praticando atos conforme a filosofia do "eu não sabia que não podia". Essa tática de se fazer de mongo não deve impedir que os mesmos sejam punidos, legalmente, e que a população tambem não esqueça disso na hora de dar seus votos, ano que vem. Tem que limpar essa Casa, para que ela volte a ser do povo.    

sábado, 28 de maio de 2011

FESTA DOS OCTANOS 1



Todo mundo na cidade tem a tal lista, o S2 do Faka tambem conseguiu e tras pra voces em primeira mão. Essa ai é a Dezembro de 2010. É a safadeza descarada mesmo essa estórinha do "eu não sabia que não podia". Até parece que são todos crianças, descobrindo os mistérios da vida adulta. Atentem para os abastecimentos dos dias 19/12, 28/12 e 31/12 de 2010. Alem de servir os amigos, BF e familia tambem se serviam e bem do dinheiro público. Dia 31/12, seu ultimo dia como presidente do legislativo foi dia de aproveitar e encher o tanque. Detalhe: a Casa estava em rescesso. Segundo eles, agora a culpa é dos radialistas da cidade, pois todos foram unânimes em condenar os profissionais de um programa de rádio local. Mas não perdem um convite para irem lá quando é para fazer auto-promoção com dinheiro público. Todo mundo se trocando elogios e defendendo os colegas. Se houver uma CPI voces já podem imaginar o resultado: PIZZA. Agora é o Poder Legislativo que está sob ataque. Ou seja, eles prevaricam e é o povo e a imprensa que é culpada. Vão se catar, cambada. Faka espera que  a resposta dos idiotas seja dura, ano que vem. Essa gente tem que ir pro inferno. Vamos ver quem se segura sem as mutretas da Câmara.    


quinta-feira, 26 de maio de 2011

DEP. JOÃO PLENÁRIO

Senhores, Faka está atento em tudo o que está acontecendo, mas não é mais novidade. Porque voces acham que BF deu aquele voto que elegeu Sérgio Piuiiiiiii Moreira presidente de A Casa em 2011? Para poder continuar com os "esquemas" que todo mundo já sabe, mas ninguem faz nada. Não é por nada que Piuiiiii assumiu a defesa incondicional de BF contra Krine. Sérgio Piuiiiii está mais para Dep. João Plenário da Praça da Alegria, com aquela pasta cheia de papeis, onde nunca acha nada e só gagueja, sem conseguir concluir uma única frase corretamente. E com esse jeitinho, a la João Plenário, vai levando a vida, eleito e reeleito durante 24 anos de sucessivos mandatos. Voces é que deram isso a ele e tambem a outros malandros, todos defensores dos pobres e oprimidos de Livramento. Enquanto eles dizem defender os trouxas, vão enchendo as burras. Azar de quem vota neles. Se houve chantagem, chama a policia. Se tem farra de gasolina as custas do dinheiro público, que se apurem responsabilidades. A tal lista dos abastecimentos do ano 2010, sob a presidência de BF, já circula pela cidade. Faka quer ver ela publicada nos jornais. O povo tem que saber. Mais um pouco e Faka coloca aqui para voces tambem poderem ver.       

segunda-feira, 23 de maio de 2011

POKA VERGONHA

Faka não gosta de se posicionar com relação a problemas estaduais, nacionais ou internacionais porque esse é um espaço dedicado a tratar das falcatruagens, como diz um vereador ai, locais. Mas tem coisa que foge ao limite. O MEC pagar 3 milhões de reais para uma cambada, ONG, produzir um video e uma cartilha ensinando crianças de 10 a 14 anos a dar a bunda, não  dá pra ficar calado. Falta dinheiro pra tudo na Educação e na Saúde, menos para patrocinar aula de sacanagem para menores. E o Estatuto da Criança e do Adolecente? Não é passível de enquadramento legal isso? Esse país tá ficando pra lá de Marrakesch. É apoio oficial para liberação das drogas, é dinheiro para ensinar promiscuidade a les infant, é cartilha para ensinar que falar errado tá certo. Até onde isso vai? Se alguem souber a resposta, por favor, nos diga. Porque nesses casos nem os S2 do Faka conseguem dizer como isso vai terminar. Por isso que esses vereadores fazem o que fazem, os maus exemplos vem de cima.       

sábado, 21 de maio de 2011

RECUPERAÇÃO

Depois de haver assumido a luta e comprado uma guerra com Sérgio Piuiiiii por um cargo para seu presidente na Mesa 2011, a vereadora Krine parece se recuperar publicamente com a denuncia da Farra dos Combustíveis. Pagou mico de Boneca de Ventriloquo na ocasião mas nos parece, s.m.j. (já disse que gosto dessa expressão), que assume agora uma postura mais individual, a nossa única vereadora nessa Câmara, infelizmente. A presença de mulheres nos cargos máximos do Legislativo é um indicativo de respeito à ordem, à moral e aos bons costumes. A mulher é sempre o elemento disciplinador da sociedade civil. E dizem que isso, a denuncia, obrigou tambem Sérgio Piuiiiiii a manobrar, bruscamente. Foi até o Posto Caburé e chamou para si todos os abastecimentos já efetuados na conta de A Casa, a título de "doação" do Legislativo. A expressão de Piuiiiiiii nas sessões mostra o grau de contrariedade em que se encontra, tendo que assumir dividas, sem poder viajar para "buscar recursos" e por ai vai. Diz que ...o rombo assumido por Piuiiiiiiii é de + - 6.000 reais. Vejam só. E agora o pepino está nas mãos de JB Conceição, Tche Mano Kmacho e Edu Oliveira que deverão "conduzir" a investigação dos fatos. Sendo que desses, dois são ex-presidentes recentes de A Casa. A chapa vai esquentar, já que BF diz que vai expor publicamente os gastos de ex-presidentes da Câmara, desde 1997. Faka pensa que se deve abrir tudo, expor para a população saber. E decidir se quer continuar com eles no ano que vem. É, senhoras e senhores, quem viver, verá.           

sexta-feira, 20 de maio de 2011

PR, PRB, PRTB, PSC, PPL, PQP ...

Hoje a tarde tem mais um LANÇAMENTO de partido em Livramento, lá na Câmara de Vereadores. Como sempre, vai todo mundo, para aparecer nas fotos. Depois somem, desaparecem. São tantos que já não conseguimos nem gravar o nome. Só os da bancada de Deus são uns dois ou tres, deveriam se unir para atuar em conjunto, se dariam melhor. Os da bancada ruralista tambem. Diga-se, de passagem, tem partidos demais. Tem partido só pra receber a grana que o TRE distribui. Assim não dá, assim não é possivel, diria o FHC. Que, aliás, ajudou a criar muitas coisas boas e outras não tão boas assim. Enfim, é a politica brasileira e seus politicos. Fato é que estamos aguardando fechar Setembro, data máxima para filiações um ano antes, como determina a Lei Eleitoral, para emitirmos um parecer sobre as Eleições 2012 em Livramento. Depois, em Março/2012 faremos outra análise da politica local e em Outubro de 2012 os santanenses farão a análise final, nas urnas. E que vença o melhor. Assim esperamos.     

terça-feira, 17 de maio de 2011

T A C

O Processo Legal é lento. Prova disso é que recem agora, Maio/11, foi assinado um TAC - Termo de Ajuste de Conduta - entre o presidente do Legislativo santanense e o Ministério Público, estabelecendo o limite de 03 diárias por mes para cada vereador viajar. A denuncia sobre a Farra das Diárias foi realizada em 2006 e somente agora deu-se o Acordo entre as partes, MP e Câmara de Vereadores. O que nos leva a crer que essa outra farrra, a da gasolina por conta dos contribuintes, poderá se estender ainda por alguns anos. Mas a decisão de investigar ou não, rapidamente, é do MP e só dele. Se eles quiserem, vão a fundo nessa questão imediatamente. Se não desejarem, o assunto ficará numa gaveta por algum tempo, talvez o suficiente para ser esquecido pelos Srs. Eleitores de Livramento. O fato é que as moçoilas que frequentam uma certa igreja de Porto Alegre, chamada Dominó Club, localizada ali na João Inacio, nº 55, Bairro Navegantes, vão sentir saudades dos nossos ilustres vereadores. Essa igreja fica ao lado do Motel Engenho, onde já se viu muitas vezes a van da Câmara de Vereadores de Livramento estacionada. Dizem que já tem vereador com lágrimas nos olhos, com saudades de "buscar recursos" naquelas bocas. É, ter que aturar a titular de agora em diante não vai ser fácil.    

segunda-feira, 16 de maio de 2011

HONORÁVEIS BANDIDOS

Esse é o título de um livro que trata exclusivamente da vida pública de José Ribamar Sarney, que de simples professor da rede pública tornou-se dono do Maranhão e de uma parte do Brasil, lá pros lados do Nordeste, claro. Mas isso não quer dizer que nós, aqui no Sul, não tenhamos os nossos "honoráveis" tambem. A sessão de hoje em A Casa, como não poderia deixar de ser, foi dedicada à Festa da Gasolina, lógico. BF solicitou à Mesa cópias de todas as despesas com combustiveis desde 1997, quando ele assumiu na Câmara. Já deixou claro que vai falar em sua defesa que é praxe comum na Casa, quando se assume a presidência, usar do poder a seu bel prazer, para beneficiar quem bem entender. Pelo jeito, vai sobrar para outros ex-presidentes. Acusou o presidente do PMDB de tentar chantageá-lo, forçando pela retirada de projetos. Se tinha gravação deveria ter encaminhado à Policia, sob pena de se tornar conivente com o crime cometido. Outros ocuparam a Tribuna para tambem pedir providencias da Mesa para "desinfectar" a Casa, já que os esquemas praticados por alguns integrantes daquele poder são comentados abertamente, tanto pelos corredores da Casa quanto pela cidade inteira e não são nada favoráveis aos ocupantes daquele poder. Pelo semblante apresentado pelo presidente Sergio Piuiiiiiiiiii Moreira, a coisa é séria e requer tirar uma carta da manga urgente, diga-se de passagem, sua especialidade. É, Piuiiiiiii, mas nesse caso, requer mais do que saber manejar o reloginho branco que controle o tempo dos ocupantes da Tribuna. A entrada do Ministério Público no caso vai esquentar o clima de agora em diante. Aguardemos. Quem viver, verá.   

domingo, 15 de maio de 2011

"DUELA A QUIEN DUELA"

As declarações de BF em A Platéia desse domingo nos leva a crer que o mesmo tenha incorporado o espirito de Fernando Collor, dias antes de sua cassação, quando apareceu na TV, fungando, cheirado pra carai e prometendo apurações, "duela a quien duela". Agora BF diz que "alguem" vai ter que responder por isso e será respondido. Claro que como politico que é, está tentando se fazer de vítima, especialidade deles, para parecer coitadinho, dizendo-se chantageado por alguem em A Casa. Lógico que não vai colar e será ele mesmo, BF, quem terá que responder pela Festa da Gasolina, como está sendo conhecida a Gestão 2010, do próprio BF. A lista está lá, Faka viu e todos poderão ver, em breve, quando a mesma vier a público, finalmente. É uma festa só, pois a Câmara possui apenas dois ou tres veículos, mas as muitas placas e pessoas que eram autorizadas por BF estão devidamente registradas. Faka publicou apenas algumas, mas são muitas. Infelizmente, o nosso processo legal é lento, devagar mesmo, mas é a Lei, caso contrário a punição seria rápida tambem. Lembram de Rivera quando um Juiz cassou todos os Edis? Deveria ser assim aqui tambem. Mas quem tem o poder de mandar esses caras procurar um trabalho de verdade, é o ELEITOR. Se tiverem memória até Outubro do ano que vem, saberão o que fazer para se livrar desses pústulas da vida pública santanense. Voces, eleitores, tem esse poder. Mas não esqueçam de trabalhar em cima daqueles 25.000 idiotas que acreditam em Papai Noel, Coelinho da Páscoa, Boi Tatá, Mula Sem Cabeça, Assombração, "Eu tenho Experiência" e outras cositas mas.       

sábado, 14 de maio de 2011

QUER CONHECER ALGUEM?

QUER CONHECER ALGUEM, DE-LHE O PODER, diz o ditado popular. E é o que está ocorrendo com Sérgio Piuiiiiii Moreira. Cameçam a ficar cada vez mais claros os motivos da "rebeldia" de BF ao votar em Piuiiiiii para presidente de A Casa em 2011: a "continuidade" de certos provilégios, velhos hábitos, maus hábitos da politica brasileira, infelizmente. Piuiiiiii, após ser obrigado a engolir Martirio, parece que apontou suas baterias em todas as direções, especialmente aqueles que podem atrapalhar seu caminho rumo à reeleição em 2012. Agora determinou "rigorosa" investigação sobre essa questão dos combustiveis usufruidos por várias pessoas durante o exercício legislativo de 2011 e prometeu punições para quem tenha por ventura levantado um falso sobre a gestão de BF na presidência da Casa no ano passado. Resta saber quem vai conduzir essa "rigorosa" investigação e como serão encaminhados os procedimentos caso não se comprovem as afirmações do presidente do PMDB. Como Faka viu a lista e até publicou alguns, apenas alguns, dos muitos nomes que abasteceram na conta de A Casa em posto de combustiveis local, resta saber o que acontecerá com BF depois da comprovação dos fatos. Ou sobre essa parte Piuuiiiiiiii não pretende tomar nenhuma providência?      

quarta-feira, 11 de maio de 2011

PARTIDARIZAÇÃO

Se aqui, no fim do mundo, ocorre a partidarização no serviço público, pode-se muito bem ter uma idéia do que ocorre Brasil afora. Hoje, agora a pouco, um grupo de servidores públicos, corajosamente, ocuparam a Tribuna do Povo, na Câmara dos Vereadores de Livramento, para denunciar aos Srs. Vereadores o que ocorre com eles, no serviço público. Só recebem suas licenças premio, a que tem direito por Lei, aqueles que são ligados politicamente ao partido do poder. Os outros entram numa longa fila de espera que não tem fim, não tem data para ocorrer. Direito legal eles tem, mas como não rezam pela Cartilha do partido, não recebem. E assim funciona em diversos setores. E o que é uma Prefeitura senão um órgão público criado para prestar serviços para a população? Não é para servir quem estiver no poder, até porque o "dono do poder" pode acabar caindo do cavalo quando menos se espera. Assim é em todo lugar que se vai, tem que estar "alinhado" ou não será atendido. Dizem que na Farmácia Popular quem dá as cartas é o filho de um  vereador da "base aliada". Adivinhem quem é? Entendem agora porque nomear CC's, mais de 100, em vez de empossar concursados? Esses, depois que entram, não estão nem ai para o partido no poder. Já os CC's tem que trabalhar muito quando chega a época das campanhas politicas, ou serão degolados, sem problemas.       

terça-feira, 10 de maio de 2011

FESTA DOS OCTANOS

Um colaborador do Faka enviou e Faka publica então a lista de alguns nomes que abasteceram, no ano passado, na conta de A Casa no posto de combustiveis, fornecedor da Câmara de Vereadores. Repito: ano 2010. São eles, pela ordem: 
Bernardo             - Placas ILT 5030                                
Lidio                   - 
JunoTur               -            ILT 5030
Iara                     -            ILG 5808
JunoTur               -            MBQ 9519
Nelmo                 -            IVN 0048
Elizandro             -            IJO 9277
Ana Clara            -            ICN 3738
Tiago Fontoura    -            ILT 5030
Monica                -            FRA 9332 (Rivera)
Jonny                   -
Mario                  -
Julio Flores          -
Rosane Fontoura  -            ILT 5030
Daniel                  -            ICL 3225
Nilton T               -
Jr Fontoura          -            ILT 5030
Luis Fabio           -
Rosane Fontoura - 
Jr Oliveira            -
Valdir M              -
Janaina                 - 
Uma observação: nos dias 30 e 31 de Agosto/10 o Sr. Bernardo aparece com 02 abastecimentos, um de 30 e outro de 50 litros para o veiculo placas ILT 5030. Segundo um outro Faka, o atual presidente de A Casa, Sérgio Piuiiiiii Moreira ameaçou o dono do posto de combustivel de ENCERRAR o contrato ganho em Licitação da Câmara, caso o mesmo forneça a listagem de abastecoimentos do ano passado. Não se sabia desse "amor" todo entre Piuiiiiiiiii e BF. Teria acontecido depois daquele voto na eleição da Mesa Diretora da Câmara em dezembro do ano passado, quando Piuiiiiiiiii se elegeu justamente com o voto de BF? E que preço Piuiiiiiii se dispos a pagar por esse voto que lhe deu a presidência de A Casa? Sim, porque nesse meio nem um simples "bom dia" sai de graça. Sempre custa alguma coisa.   

sábado, 7 de maio de 2011

GHOST NA CÂMARA

Era só o que nos faltava. Mas convenhamos, tambem não seria de se estranhar que A Casa, sob a batuta de tão "ilustres" cavalheiros não tivesse lá seus esqueletos, devidamente guardados. Observem bem quem ocupou a direção da mesma nos tres ou quatro ultimos anos. Só fera, gente escolada na arte da "politica". É aquela velha estória, de onde menos se espera, dai é que não sai nada mesmo. Faka consultou um ou dois S2 e descobriu o seguinte: esse fantasma está diretamente ligado àquela votação do ano passado em que os Fakas e seus internautas conseguiram impedir que os ilustres edis de S. do Livramento nos empurrassem goela abaixo mais um aumento abusivo, por conta da incompetência de certos "administradores" públicos, gente que nunca viu dinheiro e mal e porcamente consegue administrar suas próprias vidas. Faka diria que se trata de um fantasma com origens aquáticas, pluviais, fluviais e até espelhadas. É como se esse fantasma tivesse vindo diretamente do fundo do Aquifero Guarani. Agora é com voces, meus prezados Ghost Busters, nossos Caçadores de Fantasmas.         

quarta-feira, 4 de maio de 2011

JACARÉ

Dizem que jacaré não entra no céu porque tem a boca grande. Mas esse jacaré é diferente, é especial, quanto mais ele falar, melhor será e talvez até entre, não no céu, mas na Câmara de Vereadores no ano que vem. Como voces estão vendo ai nas páginas da "me engana que eu gosto" (colaboração de um Faka) o edil BF se defendendo e contra-atacando "preventiva e intempestivamente" denúncia de um ex-assessor. E é como Faka já colocou pra voces, anteriormente: essa gente se acha "dono" do pedaço, dos cargos, do dinheiro público, de tudo. Uma vez enrolados os trouxas, os 25.000 idiotas aqueles que votam neles, depois de diplomados e empossados pela Justiça Eleitoral, é uma festa só. E Faka  viu a listagem dos abastecimentos da presidência de A Casa no ano passado, que já está circulando pelaí. Abastecia a mulher do ex-presidente, o filho do ex-presidente, alem de "outros" que ninguem  sabe quem é. E estão lá, registrados, os abastecimentos, quase sempre de 50 litros, ou seja, tanque cheio por conta dos otários. Sem falar num outro detalhe: toda quinta-feira tinha viagem a Porto Alegre. Segundo informes dos S2 do Faka, a real motivação da viagem seria buscar um filho que estuda em Porto Alegre e que voltava de carona no carro oficial da câmara. Parece que esse esquema continua em operação pois foi parte do acordo para que BF virasse seu voto a favor de Piuuiiiiiiiiiiiii, em vez de votar no cavalo do comissário, Elmo Oliveira, indicado por W40 para ser o próximo presidente de A Casa. É o de sempre, com o dinheiro dos idiotas VALE TUDO.