domingo, 29 de janeiro de 2012

PROFESSOR GUILHERME

Poucos homens públicos conseguem o que o Professor conseguiu, nas suas exéquias: a unanimidade, até de adversários, com relação a lisura do seu carater, da sua honra. Chama a atenção que todos os entrevistados são unânimes em reafirmar a HONESTIDADE do homem público, a firmesa de carater no trato da coisa pública. Seria uma clara alusão a outros que ocuparam ou ocupam o Paço Municipal? Ou até para alguem que nem sequer ocupou o cargo mas já está devidamente enrolado? Alguns até poderão falar: "ha, mas os parentes .... ". Senhores, um Homem só responde por ele mesmo. Quando o assunto é família é sempre complicado falar, pois até para a mãe do Bin Laden ele devia ser um anjo, um injustiçado na sua luta por "liberdade" mundo afora. Muitos poderão dizer: "honesto, honesto, que importa para quem está morto? Devia ter enchido os bolsos, tambem". Mas Faka responde para esses "atualizados" de hoje: QUANDO VOCE MORRER, NÃO VAI LEVAR NADA CONTIGO". Tudo o que voce roubou, desviou, se apropriou, nada disso vai no caixão. A única coisa que sobra é a sua História, a sua Honra, o seu Cararter. E mesmo aqueles que dizem roubar para deixar os filhos bem, devem saber que uma geração constrói, outra destrói. "O que vem fácil, vai fácil". É isso ai, Professor, sua missão aqui nessa terra, por ora, terminou. Descanse em Paz, Guilherme.      

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CHOQUE ELETRICO

Um S2 garante a informação. Diz que ... um grande grupo de santanenses está "apavorao" com a recuperação  promovida pela AESSul da energia roubada de seu sistema de distribuição. Segundo informes, a empresa teria se apercebido de desvios, através da análise das contas de energia. Um "especialista" em reduzir as contas, fazendo o relógio marcar menos, estaria agindo na Cidade  Diferente. Resultado: mais de 5.000 residencias da cidade estão com seus medidores devidamente alterados. Incluso empresários, logistas e pessoas fisicas. Dizem que só uma pessoa pública daqui recebeu um boleto de 12.000 reais, por via judicial, de uma vez só. Diz que ... é um choque nos individuos que se utilizaram do "esquema" de desvios. Agora a conta do roubo está voltando, a galope. Lógico que a AESSul tem todo direito de cobrar o que lhe é devido. Mas ... sempre tem um mas, ela não pode esquecer que logo poderá ser revisto tambem um certo "parcelamento" que foi feito com ela por um muito conhecido ente público de Livramento. Em breve.  

MAIS SONHOS

Em reunião do partido do governo, discurso do "cavalo do comissário", Nelmo Oliveira, pré-candidato indicado pelo PSB para dar continuidade à isso que ai está: "É verdade que não fizemos tudo o que sonhamos para Livramento, mas agora sim estamos preparados para dar a Livramento o que ela merece". Credo. Isso é de dar medo. Como a tática deles para "ganhar" eleições é uma combinação maléfica de ações, tais como distribuição de cestas básicas, dinheiro, mentiras e promessas vãs, podemos prever o que ele imagina que esse povo de Livramento mereça: um grande e rigido membro de cavalo. E disse mais. Disse que nesses 8 anos de Governo de Reconstrução Livramento deixou de ser a cidade do já teve. Antes, era a cidade que já teve Comércio, Industrias, Empregos. Agora é a cidade que já teve Água, Iluminação, Saúde, etc ... E teve outros, todos pré-candidatos a vereador, que falavam em realização de sonhos, agora. Mas ... sempre um mas, mais sonhos? Já não realizaram todos os sonhos do "chefe'? Fazendas, imóveis, veiculos, dinheiro, viagens (a amiga da Luisa, no Canadá), a amante em Portugal. Querem continuar com mais "sonhos"? Esse povinho não vai aguentar. Só para lembrar: "assistido" com Bolsa Familia (30.000) não paga imposto, não paga nada. Só recebe. Como eles.     

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

"REABRINDO" O ARMOUR.

"Reabrir o Armour, essa tem sido minha luta por 24 anos e nessa incansável luta não tenho medido esforços". Nem diárias, pois essa "luta" por Livramento até hoje não atingiu objetivo nenhum, só despesas. Com esse discursinho vagabundo Sérgio Piuiiiiiiiii já está em campanha (atenção Justiça Eleitoral), percorrendo as ruas da cidade, acompanhado de assessores pagos pelo povo, "fichando" eleitores e distribuindo um folheto em tamanho A4 com "obras e realizações" do seu mandato, buscando, logicamente, sua reeleição. E ainda carrega um croqui onde explica detalhadamente o NOVO COMPLEXO INDUSTRIAL DO ARMOUR, que vai gerar milhares de empregos, no papel, evidentemente. Nesse folheto diz tambem que a "Ferrovia é um sonho que virou realidade". No papel, vejam bem, sempre no papel. No Folheto, voce já pode ver a foto da Maria Fumaça cruzando Palomas (deve ser a do Juremir). E com esse lero-lero nosso Odorico vem curtindo a vida, já a 24 anos, no mole, com diárias e mais diárias, sempre tentando convencer de que se trata de uma Trajetória de Trabalho e Conquistas. Conquistas dele, é claro, porque se a cidade cresce como cola de cavalo, para baixo, que conquistas são essas?        

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CIDADE DIFERENTE

Voces viram ai na Capa do jornal lokal de hoje, uma bela máquina de colher uvas, produção de 5 hectares por dia de trabalho. Uma belezinha que desemprega pelo menos 150 safristas. Os que trouxeram a máquina da França não tiveram coragem de colocá-la em funcionamento. Mas os daqui não tem esse problema de "conciência" social, eles botam pra funcionar e fuck you, dane-se. Lá na Serra Gaúcha os sindicalistas se movem e não permitem o uso de máquinas na colheita, mas aqui na terra dos indios, não dá nada. Safristas, como o próprio nome já diz, são trabalhadores temporários e custam quase nada para uma empresa do porte dessa. Mas ... sempre tem um mas, nem esse argumento seduz o dono da máquina. Nem mesmo  alguns "politicos", desses que adoram se fazer fotografar para aparecer em jornal, a qualquer custo, levantam a voz para defender os pobres que votam neles. É a tal Cidade Diferente.      

BOATARIA

A Central de Boatos da Pça. Mal. Osório continua produzindo boatos e mais boatos. Diz que ... o PTBico Sol&Mar se "desencantou" de vez com a coligação com o PSB. Diz que ... o PSB (Nelmo) não abre mão da kbeça da chapa, embora o PTBico insista que deve ser kbeça de chapa aquele que melhor estiver numa futura pesquisa. Tese não aceita, acordo desfeito. Mas e ai Faka pergunta: e como fica o apoio dado pelo PTB, para aumentar o valor da Taxa D'água do DAE? Eles não fecham a coligação mas a população fica com a conta? Só pra variar, é claro. Enquanto isso, diz que ... Martirio da Silva "exigiu" 3 secretarias e mais o DAE para o PDT continuar coligado com o PSB. Exigências, exigências. Os contatos entre os nanicos continuam acontecendo. Tem que deixar o caminhão se mexer para ver como é que se acomodam as melancias. Quem viver, verá.   

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

LIVRAMENTO, CIDADE DO JÁ TEVE

O finado Dr. Mario Cunha, advogado, dono do jornal A Cidade de Sant'Ana do Livramento foi quem cunhou a expressão: "cidade do já teve". Na primeira fase, Livramento já teve industrias, comércio, milhares de empregos, produção de carne, de lã, de manufaturados, sabão, roupas, cerveja, guaraná, bebidas diversas. As chamadas "casas de tolerância", ou no popular como é hoje, cabarés, puteiros, davam-se ao luxo de importar mulheres d'alem mar, da França e outros países para "abrilhantar" a noite de Sant'Ana do Livramento. Alem de cafés, cinemas, restaurantes, teatro e outras demonstrações de poder e cultura. Agora, na segunda fase, a da RECONSTRUÇÃO, Livramento já teve água, muita água para todos, já teve iluminação pública satisfatória e de qualidade, já teve um hospital centenário que atendia a todos. Mas apesar dessa reconstrução toda, só o que sobra são buracos nas ruas, escuridão e violência. Esse ano Livramento tem mais uma chance de mudar seus rumos, votando. Vamos ver o que vão fazer com o único poder que dispõe os sujos, os burros, os idiotas. Cada vez que vem uma eleição eles elegem pela gravata bonita(quem gosta de gravata é gay, e de preferência agarrando por tras), elegem pelos lindos olhos azuis (falsos, comprados em óticas), elegem pelas promessas a toa (20 anos reabrindo o Armour, agora é o trem), elegem pelos tapinhas nas costas (qualquer safado faz isso), elegem porque o candidato diz "ter experiência" (mas não diz em quê). E assim Livramento vai ficando só nas lembranças das pessoas. Já teve isso, já teve aquilo. Pensem nisso.   

domingo, 22 de janeiro de 2012

PIADA: TRANSPARÊNCIA

É a única coisa que se pode deduzir das palavras de Roger Lorenzoni, assessor de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil. Dizer que em Livramento viu homens e mulheres, civis e autoridades, dialogando sobre esse tema, só pode ser piada. Livramento está tomada, em $funções$ chave de governo por paraquedistas muito bem selecionados para servir ao Executivo, não à população que os elegeu. E disse mais: "O CIDADÃO ESTÁ LEGITIMADO A PEDIR TODO TIPO DE INFORMAÇÃO EM QUE NÃO HAJA RESTRIÇÕES". Mas quais são essas informações? Aqui em Livramento o Executivo não atende nem solicitação do Poder Legislativo, quanto menos de cidadões dessa comunidade. Um municipio que sucateia seus equipamentos para contratar uma empresa para fazer a Iluminação Pública, um municipio onde a Taxa de Lixo chega a ser tres vezes maior que o IPTU, um municipio onde os pobres isentos de pagamento do IPTU não são isentos do pagamento da Taxa de Lixo. Que se pode dizer sobre isso, transparentemente? Nada, é claro. Ainda falta muito para se falar em TRANSPARÊNCIA por aqui. Certo mesmo é que aqui não tem transparência. A única coisa EVIDENTE é a riqueza do prefeito, que até 8 anos atras era um pelado e agora ostenta um grau de enriquecimento claramente perceptivel a todos.       

CARREIRA ATADA?

Mas o que é isso? Edis Elgarte copiando o Faka? Que falta de criatividade. Até porque não tem nenhuma carreira atada. Apenas oito ou nove partidos, entre eles 90% pequenos partidos, chegaram a conclusão mais óbvia que alguem poderia chegar: QUEM NÃO SE JUNTAR ESTÁ FORA. É o que vai acontecer com o PT, cujo lider até agora ainda não desceu do salto. Está mal com o professorado, pois criticou uma greve justa. Está mal com os policiais militares, que foram engrupidos numa ação politica de traíras do movimento. Está mal com o funcionalismo, pois como todos sabem, o PT é bom na oposição. Quando vira patrão, é o pior de todos. E mais, a "teoria" de que se é PT na União e no Estado, seria bom que tambem fosse no municipio, é furada. Não está adiantando muito para o Estado do Rio Grande do Sul ter uma presidente do mesmo partido, e pior ainda, com carreira politica feita em Porto Alegre. Os resultados falam por si. Melhor que fique fora mesmo. Agora só falta o PMDB para formar o Blokão. Mas temos que esperar para ver se todos aceitarão a pesquisa  para ver quem será a Kbeça da Chapa, ou se haverá revoltosos. Fala-se muito em cargos. Mas quem substituir "isso" que ai está sabe que tem uma dura terefa pela frente: reduzir cargos para aplicar naquilo que de fato interessa, o desenvolvimento de Livramento. É esperar para ver, mas ... Quem viver, verá.    

EX-FUTURO SENADOR VISITA URUGUAIANA

O ex-futuro senador de Livramento, JB Conceição, visitou Uruguaiana a convite da Delegacia Fluvial de Uruguaiana, onde participou da solenidade de troca de Comando da Delegacia. Os fakas acham que tal convite se deu em função da afinidade do ex-futuro senador em "nadar". Nadou com 2,5 milhões do DAE, que até agora ainda está no vermelho. Sem falar que é a população de Livramemto que vai ter que tampar o rombo com um aumento de 30% nas contas d'água. Por lá, o ex-senador encontrou com o prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice. Deveria ter convidado o prefeito de Uruguaiana pra vir dar umas aulas por aqui sobre como administrar uma cidade. Lógico, os uruguaianenses escolheram um prefeito que já tinha muito dinheiro, para evitar novos "enganos". Antes desse eles tiveram por lá um outro prefeito, Riela, que tambem dava com as duas e ainda subia pra kbecear, de tão ligeiro que era. Está atolado em processos e alguns até dizem está perto de ser hospede oficial do governo, na Modulada de Uruguaiana. Quem sabe? Sonhar não custa nada. Quem sabe um dia não acontece por aqui tambem?

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

LUIZA, NO CANADÁ

A bela Luiza pode ter voltado do Canadá para curtir os seus 15 minutos de fama, mas ... sempre tem um mas, temos outra pessoa que continua no Canadá. Vamos ver os nossos cybernautas estão linkados nas informações da rede mundial. Essa pessoa é daqui de Livramento e está lá sob um paitrocinio muito interessante. Coloquem ai quem continua no Canadá. 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

OSCAR

Brilhante a idéia do jornalista Fabio Perez, de A Voz do Aposentado, de premiar com um Oscar algumas montagens feitas em Livramento durante o ano de 2011. Vejamos algumas delas:
ATOR COADJUVANTE vai para Elson Macedo, do 14 de Julho e Carnaval em UM SONHO POSSIVEL.
MELHOR ATRIZ vai para Carine Frassoni em UMA MÃE EM APUROS.
MELHOR DIRETOR vai para João Carrets em O PROFETA.
MELHOR COMÉDIA vai para Sérgio Moreira em CORRAM QUE A POLICIA VEM AI.
MELHOR ANIMAÇÃO vai para Sérgio Aragon e Camelôs em OS SMURFS.
MELHOR FILME vai para BF Combustiveis em O MENTIROSO.
EFEITOS VISUAIS vai para Helio Benia em RUAS DE FOGO.
Mais premiações voces podem encontrar no jornal A Voz do Aposentado, de Fabio Perez. Mas voces tambem podem criar suas premiações e mandar para o Faka, que as publicará.

NIVER

Ontem a noite estivemos num aniversário muito concorrido, mais ou menos 600 pessoas, na Associação dos Moradores do Planalto. A carne servida era de primeirissima qualidade, só novilhos e borregos, que Faka desconfia até que tenha sido um mimo de um estabelecimento rural muito conhecido da Fronteira, o CONDOMINIO MACHADO ALBUQUERQUE, com propriedade em Manoel Dias, Departamento de Rivera, ROU. Ou talvez tenha vindo da nova estância, recentemente adquirida, ai pelas bandas do Espinilho. Mas uma coisa é inegável, esse criatório sabe produzir carne e carne de qualidade. Parece até que nasceram pecuaristas, dessas coisas transmitidas de pai para filho, durante décadas. Mas ... sempre tem um mas, o aniversariante mais uma vez deixou claro sua condição de pré-candidato a prefeito da cidade, com ou sem coligação. E isso nos leva a pensar sobre o assunto. Nesse momento da vida politica lokal, tudo leva a crer numa pulverização das candidaturas, com pelo menos 4 candidatos fortes ao Paço Municipal. Ou seja, cerveja, teremos que aguardar para ver o que acontecerá. Quem viver, verá.      

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

CIDADE SEM AIDS!

Essa Faka escutou na rua, de populares, e teve que repassar para voces. É imperdivel.

Ministério da Saúde informa:
LIVRAMENTO, CIDADE SEM AIDS.
Mas como? - pergunta o cidadão.
Simples - responde o outro - o prefeito e meia duzia de vereadores foderam todo mundo e não deu nada.
Nem camisinha foi preciso.

domingo, 15 de janeiro de 2012

BOATARIA

Boatos. Boatos. Boatos. A boataria está solta. Diz que ... os chamados partidos "nanicos" se uniram e vão lançar um candidato único dos menores. Se isso acontecer, será pura incompetência da oposição que não soube conquistá-los. É aguardar pra ver. Por outro lado, diz que ... o namoro entre PTBico e PSBNelmo esfriou, por conta de decisão do PSB de não abrir mão da cabeça da chapa, alem de um possivel parentesco entre PTBico e Nelmo. Por outros lado, diz que ... o PDT estaria desembarcando do governo nessa semana que entra para se juntar com Sol&Mar PTBico. Se isso acontecer, de Sergio Piuiiiiii Moreira ser candidato a vice-prefeito numa futura coligação, será hilário, para não falar outras coisas. Sérgio Piuiiiiiii Moreira, embora fosse do PTB, em 2004, fez campanha a favor de W40, contra o PTBico, naquela ocasião. É, senhores, nessa politica da Cidade Diferente tudo é possivel. Em 2004, PTBico negou-se a expulsar Sérgio Piuiiiii Moreira do partido, logo depois da eleição, o que impediria sua posse como vereador do PTB, já que estava acertado com o PDT de Martirio, naqueles dias. Ou seja, afrouxou. É aquela máxima da Cidade Diferente: "inimigos de ontem, aliados de amanha". Fala-se o mesmo do PSDB, ex-partido de BF Comb, que deverá perder seu mandato para Marilu Soares. É ver para crer.         

sábado, 14 de janeiro de 2012

PROSTITUTOS & PROSTITUTAS

Jose Sarney: "brasileiros e brasileiras". Collor de Mello: "minha gente". FHC: "senhoras e senhores". Dilma Roussef: "brasileirinhos e brasileirinhas". Jeitos e expressões para se dirigir ao povo é o que não falta nesse Brasil. Mas ... sempre tem um mas, agora surge uma nova expressão, cunhada pelos vereadores de Sant'Ana do Livramento: "prostitutos & prostitutas". Os excelentíssimos senhores vereadores de Livramento se vendem a si e a seus votos, fodendo com a população, em troca de aprovação de matérias de interesse do Executivo, não da população que os elegeu. Já dizia um ai referindo-se a uma ex-vereadora dessa Casa, "prostituta politica", em função das muitas trocas de opinião e posição politica que a mesma já praticou. Mas aqui é o Brasil e putaria é o que não falta, politica ou não. Eles, os vereadores, trocam os votos que recebem dos idiotas que os elegem por cargos, vantagens e benesses que o Executivo lhes dá, e fodem com esses mesmos idiotas, que vão ter que pagar mais caro pela água, pelo recolhimento do lixo, pelo sinal da TV aberta (só no nome) e por ai vai. Ou seja, é uma putaria geral das prostitutas e tambem dos prostitutos. É Livramento, Cidade Diferente.      

VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA!

A coisa vai mal. Muito mal. E a culpa é nossa. Sim, nossa, porque colocamos ou deixamos que coloquem esses parasitas ai na Casa do Povo. Nunca antes na História desse Legislativo a situação esteve nesse nivel, tão baixo. Primeiro, a roubalheira praticada dentro da Casa, tanto por servidores como pelos Edis. Depois a Policia invadindo o poder legislativo em busca de provas de crimes ali cometidos. Agora o caso é pior ainda: corre-se o risco de se ter uma Lei aprovada na Casa anulada pela Justiça, que se tornou o ultimo recurso de defesa de uma população acossada por roubos, desmandos, inoperância e incompetência generalizada. É o caso do aumento do aumento concedido para as contas d'água, que já sobe de tres em tres meses. Mais 30% é abuso. Vereadores trocaram cargos e benesses por votos a favor dessa pouca vergonha. Até quando vamos ter que conviver com isso? Sabe-se dos 25, 30 mil idiotas que acabam por acreditar nas mentiras, nas enganações, permitindo que se mantenham dentro de A Casa toda sorte de larápios, salafras, mentirosos, enganadores, adúlteros e pecadores. Mas Faka ainda acredita nas pessoas e espera que nessa eleição seja feita uma limpa, sejam varridos da vida pública todos esses marginais, que não respeitam os votos que lhes são concedidos, democraticamente. Esse aumento "votado/comprado" desses edis é uma vergonha para a Democracia. Espera-se que a Justiça recoloque as coisas nos seus devidos lugares, ainda que em parte. A limpesa mesmo só poderá ser feita pelo Povo, votando certo.      

ADMINISTRADOR É ISSO AI

Quando BF Combustiveis passou a presidência de A Casa para Sergio Piuuiiiiiii Viajando Moreira, deixou um rombo de 400 mil reais, apontados pelo Tribunal de Contas. O "problema" dos combustiveis era o menor deles. O não pagamento do Sisprem foi uma decisão pensada e decidida nos mesmos moldes da decisão tomada pelo Executivo: pagar pra que? Depois a Câmara aprova "mais um parcelamento" e deu. Que se fodam os aposentados, tanto da Prefeitura como da Câmara. Isso, o castigo, é para aprenderem a votar. Agora o nobre edil BF Combustiveis está inaugurando uma Escola Infantil, o chamado pré, que é uma verdadeira maravilha, coisa de primeiro mundo. Localizada ali na Rua Vasco Alves, antes do prédio da APAE, num casarão todo azul, salas climatizadas, professoras com CTPS assinada, primeira 50 matriculas grátis, uniformes grátis, é tudo de bom. Mas ... sempre tem um mas, os funcionários da Radio Cultura, outro dos emprendimentos do vereador gazeteiro e gasolina, estão a mingua. Os salários do mes de Dezembro, nada. Décimo Terceiro, nada. Isso só serve para receber de A Casa, nada mais. Pagar não é com ele. O pessoal está pedindo  providências do Sindicato dos Radialistas e do Ministério do Trabalho. Com todo esse potencial de Administrador talvez BF Comb acabe nomeado Provedor ou Administrador da NSC. Alguem duvida? BF & W40, unidos para lhes "servir". O que voces acham?      

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

MESA DIRETORA NSC

Desde a saída de um competente técnico em Administração Hospitalar, substituido por uma indicação politica de W40, CC da Administração Municipal, que as coisas não andam bem na NSC. A Mesa Diretora ja havia ameaçado se demitir em bloco, ainda no ano passado, o que forçaria pela saida tambem do Provedor. Por tras dessa briga toda está a "administração" dos futuros aportes de verbas do Ministério da Saúde que a inauguração da nova UTI, Tipo 2, deverá trazer para o hospital. Só em Livramento esse negucinho da Saúde movimenta aproximadamente 20 milhões por ano. Históricamente, sabemos que aqui na Cidade Diferente, médicos não são bons administradores, visto que ainda impera aqui o pensamento de que começa a clinicar hoje, ano que vem tem que estar fazendeiro. Ainda. Por outro lado, voces estão acompanhando a coisa toda pelos jornais e radios. Uns pedem a intervenção do Executivo na Santa Casa. Hummmmmm, não sei até onde isso seria saudável para a instituição Santa Casa. Trata-se de uma Administração que pratica um "socialismo gaudério", disso voces já sabem, ligada ao setor rural, com forte presença em compra de terras e gados. Inclusive em remates lá pelas bandas de Quaraí City. É uma Adm que segue  a risca o mandamento: "QUEM COMPRA TERRA, NÃO ERRA". Então, há que se pensar, pensar muito. Por enquanto segue a briga e Faka pergunta: o que tem nessa NSC que as pessoas não querem nem falar em deixar seus cargos, em especial o de Provedor? O que? O que?    

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

SISPREM: 54 MILHÕES

O Executivo Municipal afirma que vai centrar fogo na questão dos pagamentos das dividas herdadas de outras Administrações. Mas será que pagou mesmo? Informes dão conta de pagamentos de precatórios só de particulares, aqueles onde é possivel "negociar" com os credores. Faka não entende por que só esses foram pagos e com valores bem acima das dividas reais que lhes deram causa. Mas ... sempre tem um mas, a divida do Sisprem, essa só fez aumentar nesses 7 anos e pouco. Um S2 garante que ja chega a 54 MILHÕES de reais o montante da divida da Prefeitura com o Sisprem. Isso é pagar dividas? Faka pensa que se algum membro dessa administração tivesse estudado gestão pública, talvez mentissem menos e trabalhassem mais, se esse fosse o objetivo desses homens públicos. Ainda vai ser levantada a tampa dessa caixa e muita coisa vai vir a público. Faka tem certeza disso.  

QUANDO O SUJO SE ARREMANGA ...

O SABÃO CAI N'ÁGUA. Claro, sujo não gosta de tomar banho. Mas as pessoas de Livramento gostam. Só que não tem água. DAE, DAE, DAE. "Nunca antes" na História dessa cidade isso havia acontecido. A primeira vez foi nesse governo que ai está, na Administração Marcirio Silva, que mandou a população comprar caixas d'água. Depois, W40 colocou lá um senhor administrador de clube social falido, sofrendo execuções por todos os lados, para gerenciar o patrimonio do povo de Livramento. Claro que a "missão" era outra. Primeiro, usar da instituição a seu bel prazer para fazer uma campnha a deputado. Gastou a rolar tudo o que deu, mas não passou de tres mil e poucos, bem poucos, votos. No bojo dessa missão vinha a verdadeira: QUEBRAR O DAE, para poder vender depois. Havia até uma proposta inicial de 70 milhões pelo DAE, com 15% de comissão. A população de Livramento se uniu e não deixou. Agora, o que está ai, Racionamento, Falta de água, etc ... é só o reflexo disso tudo. É como espólio de viúva, patrimônio de pai rico, uma hora ele quebra, acaba, se termina. Mas ainda falta um pouco para que isso aconteça. Continuaremos lutando, Fakinhas.     

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A ILHÉUS DO SUL

Quem não lembra de "Gabriela, Cravo e Canela" de Jorge Amado, ambientada na Ilhéus de 1910? Alguma diferença com a Livramento de 2012? Cem anos depois Faka não vê nenhuma. O único detalhe é que sairam de cena os Colt e os Smith&Wesson e entraram as máquinas fotográficas digitais, que capturam as imagens. Agora, a coronelada do Intendente Ramiro, em vez de jagunços e armas, usa só a lábia, junto com as fotos, para pressionar os idiotas, quer dizer, os eleitores. Mas a relação do "puder" é a mesma. O Intendente coronel fica lá na Intendência e os coronéis ficam lá na Câmara. Na Ilhéus de 1910 pelo menos havia o charme do cabaré da Maria Machadão. Mas naquele tempo os homens ainda gostavam de mulher. Hoje, não se sabe mais com quem se está falando, que "apito" toca o individuo. Mas a Ilhéus de 1910 é a mesma de 2012. Falta Água, falta Luz, falta Saúde, falta Trabalho, sobre Buracos, sobra Prostituição, sobra Drogas, sobra Violência. Por outro lado, só as belezas de Nivea Maria (Jeruza Bastos) e Elizabete Savala, como Malvina, valem o replay. Quase puras, divinais. Quase. Enquanto isso, nas terras do "Coroné" Intendente... vão lá ver se nas terras do Intendente falta água. Dúvido. E isso que esse coronel estava camuflado de socialista. Imaginem se ele se apresentasse de coronel mesmo. Melhor nem pensar.         

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

ALEJANDRO

Um S2 de Porto Alegre nos conta a breve história de ALEJANDRO. Alejandro é um desses carinhas que leu VEIAS ABERTAS DA AMERICA LATINA muito jovem e indignou-se com as misérias humanas, todas elas culpa "dusamericanu". Desde então tornou-se um lutador em defesa do fim das desigualdades sociais sobre a Terra. Fez treinamento em vários cursos de Formação Politica do PT, obviamente, e é sempre convocado para apoiar campanhas eleitorais em diversas cidades do interior do Estado. Ele sabe o que fazer. Quando não está a serviço do PT, Alejandro pode ser encontrado ali naquele castelinho que existe em Porto Alegre, na confluência da Duque de Caxias com a Demétrio Ribeiro, onde funciona uma ONG de Artes, que é a formação do próprio. Ocorre que, Alejandro, sabe-se lá como, tornou-se amigo do atual prefeito de Palomas. Prefeito esse que já o convidou várias vezes para vir ocupar um cargo de Secretário Municipal de qualquer coisa em Palomas, talvez na área da Cultura (te liga, Galo). O prefeito de Palomas já explicou tudo para o Alejandro, várias vezes, sobre como funcionam  os esquemas em Palomas. É mitad y mitad. Como voces sabem, quase metade da população de Palomas fala um portunhol brabo. Mas é isso ai mesmo, tá tudo dominado, pois Palomas tem vários secretários que são de fora,   exatamente por causa dos "mexe". Alejandro, que ainda acredita que pode agir contra as injustiças sociais, ainda não aceitou. Bem, pelo menos em Palomas nós sabemos que, com certeza, existe 01 INJUSTIÇADO SOCIAL a menos. E viva o Socialismo Gaucho.     

sábado, 7 de janeiro de 2012

OBRA SOCIALISTA 6x1

Sábado de manha. Num buteco, conversando com o Seu Heitor, comprador de gado pelo interior do municipio. Seu Heitor, tomando um "bitter" e me falando, com calma, "despasio": o Sr. sabe que eu ando por todo o interior desse municipio, conheço tudo, todos os passos, as picadas, as pontes. A última ponte que foi construida ai no interior foi essa do Passo da Libânia, no tempo do Governo Elifas, ainda. Mas o primeiro caminhão que entrou nela, derrubou a ponte e nunca mais concertaram. Nem ela nem as outras que tem por ai. Pensei cá com meus botões: OBRA SOCIALISTA. Voces sabem que a mistura clássica para qualquer boa construção é a famosa 3x1, ou seja, 3 baldes de areia por 1 de cimento. Mas ... quando a obra é socialista, a mistura vira 6x1. Porque temos que tirar dinheiro para gastar na próxima campanha. É por isso que prédios racham, casas recem construidas vão abaixo, pontes que acabaram de ficar prontas vão ao fundo, estradas ficam cheias de buracos, etc, etc, etc .... Mas ultimamente muito dinheiro tem sido gasto em Campanha, mas é "nas campanha" como diz o gaucho. Tem novos fazendeiros se instalando na Fronteira. Recentemente um S2 passou que um ex-senador da republica acabou de comprar, de porteira fechada, uma propriedade em Quaraí, de mais ou menos 2.000 hectares. Sua excelência mandou bem no seu tempo de Brasília, mandou muito bem. Mas com o fiel escudeiro que o mesmo dispunha, só poderia se dar bem. Enrolou legal em 8 anos de Senado. Esse fiel escudeiro é muito conhecido, baixinho, usa um brinquinho e é mais conhecido por ser meio, meio, se é que me entendem. Mas são todos Socialistas. Muitos hábeis em pregar a distribuição do que é dos outros, enquanto eles vão ajuntando pra eles, do outro lado da balança. É o jogo dos Malandros contra os Otários, que mesmo em maior numero, sempre perdem. Trouxas são trouxas.      

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

FAKA NEWS: O FURO

Como voces viram nas páginas do Diario Oficial de Livramento, hoje, o partido da pomba lançou seu candidato a prefeito em 2012. Nelmo Oliveira. Até ai tudo normal, já era tido e sabido que seria Nelmo o escolhido para ser candidato a prefeito, desde a reunião de Porto Alegre. A informação EXCLUSIVA do Faka fica por conta do Vice. Que NÃO SERÁ o PTBico Sol&Mar. E sim, o atual presidente de A Casa, Tche Mano Kmacho. Sol&Mar sabe que está inelegivel, já desde o episódio BF Combustiveis no PTB, que disse que não assinou ficha mais acabou constando como filiado na Justiça Eleitoral. Multas na Receita Federal, Operação Segundo Tempo no Ministério dos Esportes/Fundergs e outras "cositas más" o puseram para fora do páreo. Na hora H surgirão "problemas de saúde" e ele então abrirá  mão da candidatura em favor de Tche Mano, não sem antes fazer um pronunciamento de emocionar o povo, para anunciá-lo como candidato a vice-prefeito de Nelmo. Guardem isso. Quem viver, verá.   

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

JURADO

Um S2 recebeu um informe interessante e inusitado, até pela época que isso pode estar ocorrendo. Segundo o informe, uma figura muito conhecida da cidade, que recebe muito dinheiro de um pré-candidato a prefeito e de uma vereadora, ambos de um partido de oposição, estaria rachando o partido com intenções de concorrer a prefeito tambem. É inacreditável, mas aqui em Livramento, se criando um ovo de serpente? Isso é incrivel. Diz que ... foi preciso requisitar a Executiva estadual para resolver se o cara vai concorrer ou não. Mas parece que ele é amigo de caciques do partido. O rolo está feito. Por outro lado, diz que ... esse gordinho tambem estaria jurado pelo atual presidente de A Casa. Não se sabe ao certo, exatamento, qual o motivo de tal procedimento, mas comenta-se em rodas muito fechadas que esse cidadão tem muito material comprometedor em seu poder. E que um desses materiais seriam audios gravados no pais vizinho onde aparecem algumas figuras de destaque da Cidade Diferente  conversando animadamente com outra conhecida figura do mundo do crime na fronteira, agora preso em Libertad. É piada, né? O cara tá preso em Libertad. Mas os audios estão por ai.   

MAIS UM

Um S2 de A Casa passou agora. Diz que saiu o Relatório da UCCI, Controle Interno, sobre as contas de LMMendes, presidente no ano de 2009, inicio do segundo mandato de W40, o Grande. Diz que ... com relação ao tema COMBUSTIVEIS tem coisas escabrosas. Mesmo com pareceres juridicos contrarios às doações, Melado insistia em distribuir o que não era  dele. Diesel, Gasolina e Alcool. O Relatório estaria na mesa de Tche Mano para dar os devidos encaminhamentos. Resta saber o que o atual presidente irá fazer com respeito ao assunto. Está certo o Sr. Promotor em pedir à Policia Civil que amplie o leque nas investigações sobre a Farra dos Combustiveis, pois se mesmo havendo pareceres mandando não distribuir, ainda assim se distribuia combustivel de A Casa a rodo e a granel. Essa gente aprecisa aprender que mesmo que os idiotas lhes deem um cheque em branco com seus votos, eles não podem tudo como querem fazer crer. Quem viver, verá.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

25.000 ou 30.000 IDIOTAS?

Faka já explicou para voces porque aqui, na Cidade Diferente, se elegem essas figuras que nada fazem. São os 25.000 trouxas que caem nas "conversinhas" bem aplicadas durante as eleições, de quatro em quatro anos. Mas, ... sempre tem um mas, não é mesmo? Agora o Diário Oficial de Livramento traz estampada em página inteira que existem 30.000 dependentes do Bolsa Familia. E todos nós sabemos que para esses dependentes do Bolsa Familia, qualquer estórinha bem contada eles acreditam cegamente. Ou seja, vão ser trabalhados direto pelo pessoal da situação. Só para lembrar: com quem estão as listagens dos "beneficiários" das Bolsas? Com quem? Claro que o projeto, em curto prazo, é um beneficio. Desde que o gestor público desenvolva politicas para reduzir esse numero de pessoas que fazem uso da Bolsa, criando empregos e renda para que abandonem  essa politica o mais breve possivel. Lógico que não é o que acontece aqui, onde eles serão usados por muito tempo para que possam se manter nas gordas tetas do poder. Um gestor sério procuraria reduzir o numero de dependentes do "beneficio". Mas .... sempre tem um mas ... aqui eles só servem para "ganhar" eleições e custam 70 pila por mes, em média, e pagos pelo Governo Federal, ainda por cima. É Mumu com bolachinha.    

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

PAI DA CRIANÇA

Hoje, durante a cerimônia PRIVADA de posse da Mesa 2012 da "Casa do Povo", eis que surge o Pai da Criança dos Cataventos. PTBico Sol&Mar discursou (é piada, ainda não aprendeu a falar) e se declarou autor da idéia da construção dos aerogeradores, da energia eólica em Sant'ana do Livramento. Estava demorando mas finalmente apareceu o "Pai da Criança" da eólica na Cidade Diferente. Pra variar, outro vereador, agora da Base Aliada, por ter votado a favor do aumento da "água com merda" do DAE, tambem discursou e deixou bem claro que quem descobriu o "equifero" (local de reprodução equina) foram os indios "Guaraci e Charruas". Eita, curtura, sô. Agora vamos acompanhar a nomeação dos 22 cargos do presidente Tche Mano Kmacho.  Pelo andar da carruagem saberemos que apito ele vai tocar. Ou pretende manter secretas as nomeações, presidente? Ah, eu esqueci: NÃO PODE FALAR. Deve ser saudades da ditadura.

INCOMPETÊNCIA & IRRESPONSABILIDADE

Parte da cidade ficou sem água de ontem para hoje, em função da falta de tratamento que nossa água não está tendo, por parte da empresa responsável, o DAE. Os exames, não feitos, o último foi a cinco meses atras, indicam que a concentração de coliformes fecais ultrapassou o limite aceitável, 8. Pelo que se sabe está acima de 10, o que está causando essa onda de diarréias agudas na população. Existe o risco, real, eminente de a Secreatária de Saúde do Estado fechar os poços de coleta por não oferecerem condições minimas de consumo humano. E não adianta Xico Ferrão usar um página inteira do jornal do governo para negar o óbvio. Os S2 estão atentos e transmitem as informações em tempo real. Dizer que um Laboratório custa 2 milhões e que um exame custa 70 mil reais, é um pouco de exagero. Tome cuidado, Director Xico, essas mentiras só se pode falar para os idiotas nas vilas. Só eles acreditam. Nós aqui, no Faka, sabemos da real por que temos informações privilegiadas, sempre. E não adianta jogar para cima dos uruguaios, dizer que eles estão cagando no aquifero. A responsabilidade legal continua sendo do DAE. Isso é o que dá entregar um importante serviço desses para um desqualificado e incompetente administrar, JB Conceição. Só podia dar merda, que agora a população está bebendo e vai beber ainda, em forma de água.  

FESTA DE ARROMBA

Todos os cuidados foram tomados. As bebidas, finissimas, foram adquiridas de um fornecedor exclusivo. As comidas, todas, vieram de Rivera. Objetivo: impedir que o Faka ou seus S2 tivessem acesso as informações sobre a Mega Festa exclusiva que ocorreu nesse final de ano, exclusivamente para a alta cúpula, só Primeiro Escalão. Detalhe: NINGUEM PAGOU NADA. Era cortesia exclusiva do "partido" que manda em Livramento, terra de idiotas e trouxas que acreditam nas mentiras e lorotas contadas habilmente pelos politicos sem vergonha que comandam. O lokal, mantido em segredo até a ultima hora, tambem era exclusivo, com piscina, iluminação e som contratado, ou seja, todas as providencias foram tomadas para garantir um perfeito serviço de festas para os convidados tão especiais. Whysky escoces, Champagne frances, Vinhos alemães e italianos, as mais finas iguarias, alem de carnes variadas, picanhas, cordeiros e outros. Para socialistas que viviam torrando a merda pra comer torresmo, nada mau. Enquanto isso, as ovelinhas ..... Bem, as ovelinhas que se f .... .   

domingo, 1 de janeiro de 2012

VOTO DE CONFIANÇA?



Observem que o nobre vereador faz questão de falar que o voto é inclusive do seu lider de bancada, Tche Mano Kmacho. Não quer assumir sózinho a bronca. Por outro lado, o que ele quer dizer com "ROUBOLINOS" no DAE? Estaria se referindo a alguem em especial?

ALGEMAS DE OURO

Ideia de um fakinha ai, as ALGEMAS DE OURO poderiam muito bem serem aplicadas na megaoperação UMA FRONTEIRA NO INFERNO, para PTBico que negociou com W40 os votos de Tche Mano Kmacho e LMMendes, para aumentar o preço da água em + 30 %, alem do IGP-M trimestral. Em troca W40 garantiu os votos da cachorrada, quer dizer, da Base Aliada, para Tche Mano ser presidente de A Casa em 2012. Alem disso, LMMendes, que  um ano antes "cagou fuego" e votou contra, por pressão popular, exigiu e W40 conduziu suas ovelinhas do DAE para lotarem o Plenário, evitando assim a presença de populares, que poderiam constranger o nobre edil de vender seu voto (breve aqui, o audio do voto de LMMendes). Para obter o apoio das ovelinhas, W40 prometeu, mas não pagou, um Vale Fome de 100 reais. E pior ainda, o DAE, que já foi autuado pela 10 Coordenadoria Regional de Saúde por não tratar a água que vai para a população, agora deixa a mesma se deteriorar a ponto de causar uma "cagança geral" na população. De fato, essa é uma Fronteira no Inferno. Cadeia (algemas de ouro) para todos eles.